Vereador celebra investimentos em educação, critica transporte coletivo e questiona estrutura do Hospital Estadual de Franca
O vereador Marcelo Tidy utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Franca durante a 20ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (16), para destacar a liberação de recursos destinados à educação.
0 vereador também defendeu a atuação parlamentar na captação de investimentos e levantar questionamentos sobre o funcionamento do Hospital Público Estadual de Franca.
No início de sua fala, Tidy agradeceu ao presidente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, e ressaltou a importância das articulações políticas realizadas por vereadores em agendas no governo estadual em busca de melhorias para o município.
Segundo o parlamentar, o processo de captação de recursos exige persistência e diálogo constante com órgãos públicos.
“Quando nós saímos de Franca e vamos a São Paulo por busca de investimento na nossa cidade, é uma articulação que requer muita dedicação, muito trabalho e ficar batendo constantemente no pedido de melhorias da nossa cidade”, afirmou.
Educação
Na área da educação, o vereador destacou a liberação de cerca de R$ 4 milhões para reformas em duas unidades de ensino técnico do município.
Aproximadamente R$ 2 milhões serão destinados à Escola Técnica Estadual Professor Júlio Cardoso, enquanto outros R$ 2 milhões contemplam o Colégio Agrícola Dr. Carmelindo Corrêa Júnior.
Segundo Tidy, os investimentos são resultado de articulações conjuntas entre diferentes parlamentares e do trabalho técnico realizado em São Paulo.
“Fruto de trabalho, de dedicação, com muito respeito e com muita responsabilidade. Você tem um investimento em torno de R$ 4 milhões para reforma dessas duas instituições tão importantes para o nosso município”, disse.
Escolas
Apesar dos avanços, o vereador ressaltou que outras escolas da cidade ainda necessitam de melhorias estruturais e citou unidades como Homero Alves, Mário D’Elia, Vicente Minicucci, Pedro Nunes Rocha, Aldo Prata e Helena Cury.
“O que a gente tem que fazer é sempre cobrar, fazer pedidos, insistir para que Franca seja contemplada”, afirmou.
Ao tratar da área da saúde, Tidy mencionou a articulação para implantação da futura Policlínica em Franca, destacando o envolvimento de diferentes esferas do poder público e equipes técnicas municipais.
O parlamentar também reconheceu a atuação de outros agentes políticos no processo, incluindo o vereador Gilson Pelizaro e o Executivo municipal, além de servidores envolvidos na elaboração dos projetos.
Segundo ele, Franca foi uma das poucas cidades paulistas contempladas com a estrutura dentro do Novo PAC.
Na sequência, o vereador abordou reclamações relacionadas ao transporte coletivo e ao ressarcimento de usuários, defendendo a garantia dos direitos dos consumidores.
“O que é do munícipe tem que ser voltado para ele”, afirmou, acrescentando que pretende buscar diálogo com a concessionária responsável para solucionar os problemas relatados.
Na parte final do pronunciamento, Marcelo Tidy voltou a criticar a situação do Hospital Público Estadual de Franca, localizado na região do Três Colinas. Embora tenha elogiado o governador Tarcísio de Freitas, o vereador afirmou que a unidade ainda não opera em sua plena capacidade.
“O hospital foi inaugurado, mas não está entregue da forma que a população merece”, disse.
Tidy questionou ainda o modelo de funcionamento da unidade e cobrou explicações da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), responsável pela gestão do hospital.
Segundo ele, a entrega de obras públicas deve ocorrer apenas quando houver condições plenas de funcionamento.
“Você não inaugura uma obra pública sem os devidos equipamentos”, afirmou.
O vereador declarou que continuará acompanhando o tema e defendendo melhorias no atendimento à população.
“Marketing bom é resultado. O governo, nesse instante, está devendo muito à população de Franca, porque o hospital ainda não está nem a 30% do que é a sua capacidade de operar e cuidar bem da nossa população”, concluiu.