Tempo seco: Saiba como cuidar da saúde e evitar doenças

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de setembro de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Enfermeira explica os riscos da baixa umidade do ar e formas de cuidar da saúde durante os períodos de tempo seco

Com o tempo seco, aumentam os problemas respiratórios – foto Freepik

 

Com as temperaturas oscilando, e momentos com calor ou frio mais elevados, o tempo tem ficado mais seco, aumentando a incidência de problemas respiratórios.

Por isso, o período exige atenção especial com a saúde, principalmente das pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares.

“Com a redução da umidade, as membranas oculares, orais e nasais podem ficar desidratadas, facilitando a influência de elementos externos, como microrganismos e germes, ou mesmo substâncias poluentes resultantes de incêndios e queimadas”, comenta a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Cláudia E. F. Bis Furlan.

Nesse cenário, os riscos à saúde são inerentes. Entre as principais doenças que podem se manifestar estão: rinite, sinusite, pneumonia e asma.

Segundo a especialista, os cuidados devem ser redobrados com crianças e idosos, mais suscetíveis a problemas respiratórios graves.

Cuidados essenciais

A enfermeira explica que, em dias muito quentes, é importante beber uma quantidade maior de água, garantindo a hidratação, usar roupas leves e manter uma alimentação equilibrada e leve, nos momentos mais quentes do dia.

Além disso, a profissional aconselha limpar sempre as narinas com soro fisiológico e preservar a hidratação da pele por meio do uso de loções hidratantes, já que uma das principais consequências da baixa umidade é a desidratação.

A seguir, você confere mais algumas recomendações da especialista para aliviar os sintomas de problemas respiratórios em períodos secos e com temperaturas mais elevadas:

– Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
– Faça refeições leves com legumes e verduras, e consuma frutas nos intervalos das refeições;
– Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
– A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade, assim use hidratantes próprios para essas áreas;
– Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas no nariz para melhorar sua respiração.

*Informação Alto Astral


+ Saúde