Tem financiamento da casa própria? Fique de olho na taxa de juros, que vai subir mais

  • Robson Leite
  • Publicado em 4 de dezembro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os reajustes realizados pelos bancos de varejo nem sempre ocorrem imediatamente após uma elevação promovida pelo Copom

Na atual conjuntura macroeconômica, a expectativa é de que o BC continue elevando a taxa Selic para frear o aumento dos preços

Os principais bancos de varejo do país têm aumentado os juros de seus financiamentos imobiliários desde julho de 2021, de acordo com levantamento da Melhortaxa feito com exclusividade para o 6 Minutos.

Nesse período, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) intensificou o movimento pela elevação da taxa Selic, que culminou no atual patamar de 7,75%.

Principais agentes do mercado bancário, Itaú e Bradesco, aumentaram, entre julho e setembro, as taxas de crédito imobiliário de 6,9% para 8,3% e de 6,7% para 8,5%, respectivamente.

A Caixa reajustou de 6,25% para 7% e o Santander, de 6,99% para 8,99 % neste mesmo período.

Taxa Selic

Na atual conjuntura macroeconômica do país, a expectativa é de que o BC continue elevando a taxa Selic para frear o aumento dos preços. Alguns analistas preveem que os juros atinjam os dois dígitos em 2022.

“Quem escolheu financiamentos atrelados à poupança verá as parcelas flutuarem para cima, já que a expectativa é de mais altas nas próximas reuniões do Copom. Por outro lado, quem garantiu uma taxa fixa meses atrás não sofrerá correções”, diz a coordenadora de crédito imobiliário da Melhortaxa, Priscilla Basso.

Ainda existe uma janela de oportunidade a ser aproveitada e é interessante garantir a taxa atual. Quando os juros alcançarem dois dígitos, a situação se tornará menos vantajosa.


+ Economia