Tecnologia da São José controla em tempo real o trajeto, horário e parada dos ônibus

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 25 de agosto de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Frota dos ônibus da Empresa São José é monitorada por GPS em tempo real, o que facilita ajustes para melhorar o atendimento aos usuários

A empresa São José tem um Centro de Controle Operacional que controla trajeto e horário dos ônibus

A São José, concessionária de ônibus urbanos de Franca, utiliza uma tecnologia que auxilia na melhoria do atendimento aos usuários.

É o sistema de GPS, instalado em toda a frota da operadora, e que serve para fazer um monitoramento em tempo real em todas as linhas do sistema.

Com esta tecnologia, é possível saber se um motorista modificou a rota em algum momento, se ele está cumprindo os horários da linha e até a velocidade que ele dirige o veículo.

As informações registradas no aparelho (velocidade, horários, parada nos pontos entre outras) são repassadas em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO).

Monitoramento on-line

Trata-se de uma central montada na garagem da concessionária, que permite o monitoramento on-line dos coletivos em telas de computadores, e a aplicação de ajustes nas linhas sempre que necessário.

São também essas informações que alimentam o aplicativo Cittamobi, que informa o horário dos ônibus em tempo real para os usuários.

Com o GPS é possível identificar os pontos de gargalo, acidentes, roubos, locais onde existem problemas crônicos e grande demanda, além de trabalhar para evitar atrasos e otimizar o serviço nas diversas regiões da cidade.

Esses rastreadores instalados nos ônibus funcionam por monitoramento via satélite. São aparelhos que se comunicam com uma rede de satélites que orbitam o planeta Terra.

Utilizando satélites

Esses satélites emitem sinais para os receptores (os GPSs), que respondem com as coordenadas geográficas do veículo (latitude e longitude).

Essas tecnologias são muito úteis para a melhoria do atendimento ao usuário, além de também auxiliarem na gestão da empresa, que consegue implantar modificações necessárias e prevenir problemas no dia a dia.

Entre as tecnologias utilizadas pela São José e que melhoram a vida das pessoas, também está o aplicativo Cittamobi, que recebe informações do sistema de GPS e já é usado por 3,2 mil usuários de Franca.

Um serviço que informa o horário dos ônibus em tempo real, é gratuito e está disponível para Android e iOS; e que foi aprovado por quem utiliza o transporte urbano de Franca, tendo registrado mais de 24 mil acessos só em julho.

O Cittamobi mostra os horários dos ônibus de forma precisa, por meio do monitoramento em tempo real. Com ele, os passageiros ainda podem consultar quais são os pontos mais próximos e as linhas que passam em cada um deles.


+ Transporte