Sorrir deixa você mais feliz: 4 evidências científicas que comprovam essa teoria

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 21 de setembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Psicólogos buscam o que as pessoas sentem, os economistas, o que as pessoas valorizam e os neurocientistas querem saber como os cérebros respondem às recompensas

Para a ciência, sorrir e ser feliz seria como o dilema da galinha e do ovo. Afinal de contas, sorrir estaria diretamente relacionado com a forma como nos sentimos.

Saiba mais sobre o assunto:

É contagioso

O riso é contagioso, e é quase impossível não sorrir quando você vê outra pessoa fazer o mesmo. De acordo com estudo (em inglês) da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas ao redor de alguém feliz têm 25% mais chances de demonstrar a sua alegria.

Reduz as dores

A liberação de endorfinas, serotonina e adrenalina que ocorre quando você sorri ajuda a melhorar o bem-estar geral, já que esses neurotransmissores compensam a sensação de dor física e mental.

Diminui a tensão

Segundo pesquisa (em inglês) da Universidade de Harvard, a felicidade melhora o desempenho, o apoio e o comprometimento entre colegas de trabalho.

Aumenta a confiança

Já uma investigação (em inglês) da Universidade de Oxford, no Reino Unido, constatou que a sociedade considera as pessoas que sorriem mais confiáveis e amigáveis.

Explicação

O professor de psicologia de Harvard, Daniel Gilbert, é amplamente conhecido por seu best-seller de 2006, Stumbling on Happiness.

Segundo o portal Nova Mulher, seu trabalho revela, entre outras coisas, os erros sistemáticos que todos cometemos ao imaginar o quão felizes (ou miseráveis) seremos. Ele explica porque a ​​pesquisa sobre felicidade se tornou um tema quente nos últimos 20 anos.

Segundo ele, só recentemente percebemos que poderíamos ligar uma das nossas perguntas mais antigas – “Qual é a natureza da felicidade humana?” – com a nossa mais nova forma de obter respostas: a ciência.

“Até poucas décadas atrás, o problema da felicidade estava nas mãos de filósofos e poetas”, diz. E a explicação mais abrangente mostra exatamente como estudos até então isolados poderiam ser juntados na explicação da felicidade.

Emoção

Ele diz que os psicólogos sempre se interessaram pela emoção, mas nas últimas duas décadas o estudo da emoção explodiu, e uma das emoções que os psicólogos estudaram mais intensamente é a felicidade.

Recentemente, economistas e neurocientistas aderiram ao assunto.

Todas essas disciplinas têm interesses distintos, mas que se cruzam: os psicólogos querem entender o que as pessoas sentem, os economistas querem saber o que as pessoas valorizam e os neurocientistas querem saber como os cérebros das pessoas respondem às recompensas.

Ter três disciplinas separadas, todas interessadas em um único tópico, colocou esse tópico no mapa científico.

Artigos sobre felicidade são publicados na Science, pessoas que estudam felicidade ganham prêmios Nobel e governos em todo o mundo estão correndo para descobrir como medir e aumentar a felicidade de seus cidadãos.


+ Comportamento