Somente cacheta, futebol e shows seguem barrados em Franca; o resto está liberado

  • Marcia Souza
  • Publicado em 9 de julho de 2021 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Primeiro dia de bares liberados registra bastante movimento em Franca; cacheta na praça segue barrada

Primeiro dia de bares liberados registra bastante movimento em Franca; cacheta na praça segue barrada

Desde ontem, está em vigor em Franca o novo decreto municipal regulamentando o que pode e o que não pode na cidade durante a fase atual da pandemia.

É a fase mais permissiva dos últimos meses, marcados por hospitais lotados e gente morrendo na fila de espera por atendimento na cidade.

Na prática, seguem proibidas totalmente poucas atividades e, na verdade, é “para inglês ver”, pois a maioria delas segue ocorrendo normalmente em Franca.

Seguem restritos os jogos de cartas e tabuleiros em áreas públicas – em que pese a cacheta estar rolando solta nas pracinhas de vários bairros -, atividades esportivas coletivas, que também estão acontecendo às vistas de todos, e eventos. Esses, sim, de forma totalmente clandestina e com fiscalização mais firme.

Restaurantes, bares, pizzarias, shoppings, estabelecimentos comerciais de vestuário e calçados, papelarias, igrejas, academias, oficinas, transporte coletivo e os demais podem funcionar praticamente normal, com limitação, em geral, em 60% da capacidade.

Em todos esses locais, seguem obrigatórias as regras de combate à pandemia, como uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel para os frequentadores.

As decisões da Prefeitura são pautadas em dados técnicos e a economia precisa ser retomada. Mas o que ainda desperta a atenção e preocupação são principalmente as aglomerações em bares.

É fato que o respeito às regras sanitárias tem sido claramente ignorado em muitos desses locais, até porque não se come, nem bebe, de máscara. Daí a necessidade da fiscalização não afrouxar em relação a esses estabelecimentos especificamente, no tocante à lotação.

Na sexta, primeiro dia das regras mais relaxadas, o movimento em bares em toda a cidade foi bastante significativo.


+ Comportamento