Solidaridad capacita citricultores da região para práticas agrícolas sustentáveis

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Região onde Franca está inserida, tem a segunda maior concentração de árvores de laranja produtivas do cinturão: são 39,67 milhões ou 24% de um total de 166,56 milhões

Região onde Franca está inserida tem a 2ª maior concentração de árvores produtivas do cinturão citrícola

 

O cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais é o maior produtor de laranja e exportador de suco de laranja
do mundo, tendo a Europa como principal destino.

Em toda esta região, a produção da fruta gera empregos e renda para milhares de famílias. Com o objetivo de apoiar os produtores e produtoras locais para que continuem competitivos – atendendo às demandas de um mercado consumidor internacional cada vez mais consciente, responsável e exigente.

A Fundação Solidaridad vem promovendo o projeto Fruto Resiliente, que tem como objetivo fortalecer a produção sustentável de laranja, que oferece capacitação e assistência técnica gratuitas para pequenos citricultores.

Iniciado no final de 2019, o trabalho junto aos produtores de laranja é feito por meio de ferramentas digitais e treinamentos – alguns deles desenvolvidos em parceria com o Centro de Citricultura do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo.

O foco é a otimização do gerenciamento das propriedades, adoção de boas práticas agrícolas e adequação dos processos às leis e normas brasileiras, incluindo as leis trabalhistas. Além disso, são realizadas visitas técnicas de engenheiros agrônomos, com acompanhamento periódico.

“O consumidor do suco de laranja busca não só um produto de qualidade, saudável e nutritivo, mas também que seja produzido com respeito aos trabalhadores e ao meio ambiente”.

“Dessa forma, o projeto busca aumentar a adesão a práticas sustentáveis nos âmbitos social e ambiental dentre os pequenos citricultores para fortalecê-los nesses aspectos”, diz o coordenador do Fruto Resiliente, Guilherme Ortega, que destaca que a assistência técnica oferecida pelo projeto é baseada na legislação brasileira e em padrões internacionais de sustentabilidade.

Produção de laranja em Franca

De acordo com uma divisão feita pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a cidade de Franca está localizada na região de Altinópolis, que engloba outros 20 municípios produtores de laranja e fica no Norte do cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais, que é a principal região produtora de laranja do Brasil e do mundo.

O Norte, onde Franca está inserida, tem a segunda maior concentração de árvores de laranja produtivas do cinturão: são 39,67 milhões ou 24% de um total de 166,56 milhões.

Apoio a pequenos produtores de laranja

Para muitos produtores pequenos, a agricultura é uma herança de família. É o caso do citricultor Mario da Silva, filho de agricultores e que há mais de 60 anos se dedica à atividade – metade deles cultivando laranja, principalmente para a produção de suco.

Diante da redução do número de pequenos produtores no setor nas últimas décadas, ele acredita que muitos estão “desamparados” e sem assistência para acompanhar as novas demandas do mercado, e que o apoio do Fruto Resiliente tem ajudado. Mario foi um dos primeiros citricultores a ingressar no projeto.

“Recebo acompanhamento frequente e estou aprendendo muito, por exemplo como realizar o armazenamento e descarte corretos de defensivos. Vejo o projeto como um espaço para reunir e fortalecer os pequenos produtores e só tenho a agradecer pelo trabalho”, comenta.

Também filho de produtores rurais e cultivando laranja há 35 anos, o citricultor Sebastião Seregatti, considera que as principais dificuldades enfrentadas hoje pelos pequenos são a permanência na citricultura e a atualização, que precisa ser constante.

“Em meio a tantos desafios diários, climáticos e econômicos, muitas vezes é difícil ter acesso a informações para ter competitividade e não ‘ficar pra trás’, e a assistência técnica e as palestras oferecidas pelo Fruto Resiliente têm sido muito importantes”, conta.

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página da Fundação Solidaridad ou o blog do Fruto Resiliente hospedado no portal Citros Conecta, onde estão disponíveis para todos os citricultores – independentemente da participação no projeto – materiais técnicos, vídeos e podcasts.

Para que produtores de laranja interessados possam solicitar a visita gratuita de um engenheiro agrônomo, basta entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (16) 99767-0161.

Sobre a Fundação Solidaridad

A Fundação Solidaridad é uma organização internacional da sociedade civil que atua há 12 anos no Brasil para o desenvolvimento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis da agropecuária.

Busca acelerar a transição para uma produção inclusiva e de baixo carbono, contribuindo para a segurança alimentar e climática do país e do mundo.

Atualmente, desenvolve com seus parceiros iniciativas de sustentabilidade nas seguintes cadeias: algodão, cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja.

Globalmente, a Solidaridad tem mais de meio século de atuação em mais de 40 países. Promove parcerias e soluções inovadoras junto a governos, organizações, cooperativas e empresas para ajudar produtoras e produtores rurais a produzir melhor e reduzir o impacto climático da produção de alimentos.

Sua missão é garantir a transição para uma economia inclusiva e sustentável, que maximize o benefício para as pessoas e o planeta.

 


+ Agronegócios