Sobrou churrasco em casa? Aprenda a fazer um delicioso arroz de carreteiro!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de janeiro de 2022 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Que tal experimentar pratos tradicionais da culinária brasileira? A melhor parte é que dá para reaproveitar sobras de churrasco!

Arroz de carreteiro é um prato delicioso típico do Rio Grande do Sul

 

Que tal experimentar pratos tradicionais da culinária brasileira? O arroz carreteiro é uma receita bem temperada típica do sul do país – é feito geralmente com arroz, cebola, tomate, pimentão, carnes desfiadas e temperos como salsinha e cebolinha.

A melhor parte é que dá para reaproveitar sobras de churrasco (linguiças, carnes e frangos) e de outros preparos para fazer essa receita e, assim, evitar desperdícios.

Mas não deixe de dar uma boa incrementada, ok? Para que as carnes não percam sabor, você deve temperá-las com alho, cebola e ervas aromáticas, que dão um up necessário ao preparo.

Aprenda como fazer arroz carreteiro com sobra de churrasco em poucos passos!

Receita de arroz carreteiro com sobra de churrasco

Se você não sabe o que fazer com sobras de churrasco, vale super a pena experimentar receitas como essa.

O primeiro passo é picar as carnes em pedaços menores, remover os ossinhos e o excesso de gordura.

O ideal, inclusive, é que você aproveite as sobras das carnes o quanto antes – caso fiquem muito tempo na geladeira, elas tendem a ficar duras e sem sabor. Confira o passo a passo para não errar:

Você vai precisar de: 2 xícaras de sobras de churrasco (carnes, linguiças e frangos picados), 1 ½ xícara de arroz branco, azeite, 5 dentes de alho picados, 1 cebola picada, ½ pimentão amarelo picado, ½ pimentão vermelho picado, 2 tomates italianos picados sem sementes, 3 xícaras de água, cheiro-verde picado a gosto, 2 colheres de sopa de molho de tomate.

Primeiro, você precisa recuperar a maciez e o sabor das carnes de churrasco. Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite, a cebola, o alho, os pimentões e espere amolecer um pouco. Adicione as sobras de churrasco e misture por mais uns minutos.

Adicione os tomates picados, misture com uma colher de pau e junte o arroz. Refogue por mais 3 minutos no fogo baixo e, então, adicione as 3 xícaras de água. Mantenha a panela semifechada e deixe cozinhar no fogo médio/baixo por 20 minutos.

Passado esse tempo, abra a panela, adicione cheiro-verde picado a gosto e as duas colheres de molho de tomate. Misture todo o arroz carreteiro para que fique bem homogêneo e, então, é só servir!

Diferentes receitas com sobra de churrasco: como aproveitar as carnes e evitar desperdícios

Além de fazer a clássica receita de arroz carreteiro, você pode pensar em outras combinações para evitar desperdícios.

O picadinho com sobra de churrasco, por exemplo, fica delicioso com pães, rendendo ótimos sanduíches para a hora do lanche. A ideia é também incrementar as sobras de carnes com alho, cebola e outros temperos.

Também é possível preparar arroz de forno com sobra de churrasco e queijo parmesão, ou até mesmo omeletes e farofas caseiras. Apenas não se esqueça de acrescentar mais temperos!

Para fazer uma farofa incrementada, por exemplo, comece refogando a cebola na manteiga, adicione as sobras de carnes, refogue um pouco, junte a farinha de mandioca e mexa até torrar bem. Você ainda pode finalizar com cheiro-verde picado para ficar perfeito.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia