Só dois desmanches fiscalizados na região de Franca não tinham irregularidades

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 25 de outubro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na terceira semana de operação, 18 desmanches foram fiscalizados em Franca e Barretos e apenas dois deles estavam regulares

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo – Detran-SP realizou nesta semana, entre os dias 16 e 20 de outubro, operação integrada de fiscalização em desmontes das regiões de Araraquara, Franca, Osasco, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

A ação desta semana integra a Operação Peça Legal, em vigor desde o início do mês em todo o Estado, resultado de parceria com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de SP (Sefaz), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo, a Controladoria-Geral do Estado e as polícias Civil e Militar.

No total, nesta terceira semana de operação, foram 290 alvos, dos quais 19 estavam fechados, 27 foram lacrados e autuados, 110 exerciam atividades diversas.

Franca

A operação aconteceu em duas cidades da região: Barretos e Franca. Dos 18 alvos, cinco estabelecimentos estavam inativos e um foi fechado com indícios de desmonte irregular.

Já seis locais não foram encontrados e dois credenciados não tinham irregularidades. Três estabelecimentos exercem atividades diversas. Um desmanche foi lacrado e autuado.

Consulta prévia a estabelecimentos credenciados

É fundamental o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço.

A busca pode ser feita em detran.sp.gov.br na aba de “Parceiros”, “Desmontes”, “Empresas registradas”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado no local. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.

Caso o cidadão desconfie de algum local irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

Já pelo portal do Detran-SP, a manifestação deve ser encaminhada para a Ouvidoria do órgão. O link para registrar a solicitação é www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx.


+ Trânsito