Situação crítica: Franca atinge ocupação total de UTIs para Covid-19 na rede pública

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os 42 leitos preparados para pacientes graves da doença estão em utilização

Corredor da Santa Casa de FrancaCorredor da Santa Casa de Franca

 

As vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Franca atingiram ocupação total no último domingo (7), segundo informações do boletim epidemiológico do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os 42 leitos preparados para pacientes graves da doença estavam em utilização. No sábado (6), a rede ainda dispunha de uma vaga, que acabou preenchida.

Se contabilizada a situação dos hospitais privados, a ocupação de leitos tem um índice de 83,82%, com 57 vagas em uso entre 68 disponíveis, contra 82,35% na avaliação anterior.

Nas enfermarias, a ocupação registrada é de 58,13%, com comprometimento de 25 dos 43 leitos clínicos.

A alta na utilização de vagas de UTI ocorre mesmo depois da abertura de um hospital de campanha no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o que permitiu o funcionamento de mais cinco leitos na cidade.

O governo de São Paulo prometeu a abertura de mais dez vagas ainda este mês.

Em função da baixa disponibilidade de vagas de internação, a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Franca é uma das três no estado classificadas na fase vermelha do Plano São Paulo, o que permite apenas o funcionamento de atividades essenciais.

Apesar disso, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) decretou no fim de semana a liberação de serviços considerados não essenciais, entre os quais bares, shoppings, academias e salões de beleza.

Dez promotores de Justiça enviaram uma recomendação ao Executivo para que a medida seja suspensa.

O chefe do Executivo solicitou um prazo até quinta-feira (11) para analisar os dados da pandemia no município e disse que se reunirá com representantes do Ministério Público nesta segunda-feira (8).

Números da pandemia

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Franca totaliza 16.682 casos de Covid-19 e 290 mortes. Somente no domingo, a cidade confirmou mais 55 pacientes infectados e cinco óbitos.

Entre as vítimas há quatro homens com idades entre 66 e 86 anos e uma mulher, de 71 anos. Ao menos dois dos pacientes tinham comorbidades.

Do total de pessoas que contraíram a Covid-19, 10.683 se recuperaram, o que representa 64%. Os casos negativos somam 23.413 e os suspeitos, 2.471.

*Informações G1


+ Saúde