Síndrome da Creche: saiba o que é o problema comum que atinge as crianças

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 14 de agosto de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O início da vida escolar é uma etapa importante no desenvolvimento das crianças, mas basta a 1ª semana para sintomas de doenças começarem a aparecer

Se depois da 1ª semana na escola a criança começa a ficar doente, saiba que isso é comum e tem noma – foto Shutterstock

 

O início da vida escolar é uma etapa importante no desenvolvimento das crianças.

No entanto, basta a primeira semana de aula, que começam os sintomas daquelas doenças que quase todo mundo contrai na infância e que deixam muitas mães preocupadas.

Então, saiba que esse acontecimento é comum e tem nome, viu? É a escolite.

O termo, também conhecido como “Síndrome da Creche”, é usado para as constantes doenças que acometem as crianças que estão indo pela primeira vez à escola e é resultado do convívio com os próprios coleguinhas, como explica a pediatra Patrícia Terrível.

“O que acontece é que as crianças começam a ter uma vida social mais ativa, encontros com outras crianças, que são de outras famílias, que estiveram em outros lugares, e que podem estar sujeitas a transmitir bactérias e vírus”.

Por isso, é normal que crianças que ainda estão passando pelo processo de desenvolvimento do sistema imunológico fiquem doentes nesse período.

Esse processo, segundo a especialista, auxilia o organismo a criar imunidade contra doenças.

Nos bebês, esse cuidado acontece por meio do leite materno. Por isso, a pediatra faz um alerta em relação à alimentação deles.

“Para os bebês, a amamentação prolongada é uma fonte de fortalecer o sistema imunológico, pelo menos até os dois anos de vida. Mas, a partir do momento de introdução alimentar, vale se atentar e oferecer alimentos ricos em proteínas e vitaminas, aposte em legumes, verduras, proteínas e carboidratos”.

Por fim, vale ressaltar que a escolite varia de criança para criança, pois cada indivíduo é único e tem suas particularidades.

Portanto, não adianta buscar um culpado ou evitar o contato da criança com o mundo exterior.

O ideal é permitir uma infância livre, com brincadeiras também fora de casa, mantendo um acompanhamento médico para identificar as particularidades e avaliar o desenvolvimento conforme a idade.

*Informações Alto Astral


+ Crianças