Seu vaso sanitário entupiu? Veja aqui 7 formas de resolver o problema!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 24 de abril de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ter o vaso sanitário entupido não é uma situação das mais agradáveis, mas é possível resolver o problema em uma emergência

Ter o vaso sanitário entupido não é uma situação das mais agradáveis, mas é possível resolver o problema em uma emergência

 

Quem nunca passou por isso né? Bem, pode não ser a situação mais agradável, mas é uma realidade. O vaso entupido pode ser um super transtorno, então veja abaixo alguns jeitos de resolver o problema.

Antes de tudo, a melhor solução é a prevenção: fazer a manutenção periódica dos encanamentos da casa e manter o vaso limpo e desobstruído é essencial.

Não jogue papéis higiênicos, absorventes íntimos, restos de sabonetes, lenços umedecidos e fraldas descartáveis diretamente no vaso – use o cesto de lixo.

Fique de olho nas crianças pequenas enquanto utilizam o banheiro, já que são muito curiosas e podem atirar objetos, causando entupimento.

E então, como desentupir vaso sanitário?

Desentupir vaso sanitário é um desses pequenos reparos que precisamos realizar na nossa casa o mais rápido possível para evitar maiores aborrecimentos. Veja 7 maneiras de fazer isso agora mesmo.

1. Com um desentupidor

Essa é provavelmente a técnica mais usual para desentupir um vaso sanitário, afinal, quase todo mundo tem um desentupidor em casa.

A função desse utensílio é a de causar pressão na água do vaso por meio do vácuo, de modo a empurrar o que estiver preso no cano com força em direção à rede de esgoto.

Para utilizar o desentupidor basta segurar no cabo e bombear a água da privada até que o objeto ali preso consiga escapar.

Certifique-se de ter desligado o registro de água antes de começar a tentativa. Além disso, é importante a utilização de luvas de borracha para evitar entrar em contato com matéria fecal.

2. Com vinagre e bicarbonato de sódio

Uma combinação que costuma ser eficiente para desentupir o vaso, principalmente quando ele ficar obstruído apenas com excrementos e papel.

Aqui, você deve misturar 1/2 copo de bicarbonato de sódio com 1/2 copo de vinagre e jogar o conteúdo diretamente no seu vaso sanitário. Espere agir brevemente e depois tente ativar a descarga.

A água sanitária também é um excelente produto para desentupir privada, em substituição à mistura de vinagre com bicarbonato. Se for o caso, deixe o produto agir por algumas horas antes de novamente apertar a descarga.

3. Com água quente

Você sabia que tem como desentupir privada com água quente? Essa técnica é mais eficiente quando o vaso ficar entupido com excrementos e até mesmo com papel higiênico, e não deve ser utilizada mais do que 3 vezes seguidas.

Encha um balde com um litro de água quente — pode ser do chuveiro, da banheira ou até mesmo aquecida no fogão. Algumas pessoas preferem diluir um pouco de detergente nessa água para facilitar ainda mais o processo.

Despeje todo o conteúdo do balde diretamente no vaso sanitário e aguarde cerca de 5 minutos para que a gordura ali presente derreta. Depois, tente novamente dar a descarga para que o conteúdo preso possa finalmente seguir até o esgoto.

4. Com um cabide de arame

Essa dica é ideal caso o entupimento tenha sido causado por um objeto preso próximo ao cano, como papel higiênico, absorvente íntimo ou algo que tenha caído no vaso por acidente.

Pegue um cabide de arame e abra-o até que ele fique no formato da letra “V”. Em seguida, faça movimentos circulares com o arame até conseguir desenganchar o objeto e puxá-lo para fora.

Em muitos casos, você consegue resolver o problema do vaso entupido com essa técnica. Aqui, o ideal é utilizar luvas de borracha para a realização da tarefa, já que você precisará retirar o objeto de dentro do vaso para jogá-lo no lixo depois.

​5. Com uma bola ou filme plástico

O objetivo dessa técnica é formar vácuo para aumentar a pressão e desobstruir o vaso, mais ou menos parecido com a utilização de um desentupidor.

Para isso, você pode colocar uma bola de plástico de modo a vedar completamente o vaso, e então acionar a descarga.

Outra forma eficiente é utilizando filme plástico de embalar alimentos ou até mesmo um saco de lixo. Cole o filme sobre o seu vaso sanitário com uma fita adesiva, de modo que não fique nenhum espaço para entrada de ar e depois fique acionando a descarga até que o conteúdo desça.

6. Com um pano de chão

Essa não é uma das alternativas mais agradáveis, mas pode ser útil caso você não disponha de nenhum outro produto para desentupir vaso sanitário.

Coloque suas luvas plásticas e empurre o pano de chão diretamente no vaso com força, sempre com cuidado para que o pano não desça.

Então, acione a descarga e ao mesmo tempo vá puxando e empurrando o pano para tentar desobstruir o encanamento.

7. Com soda cáustica

Utilize esse procedimento apenas quando todos os outros tiverem falhado e nunca com frequência, afinal, a soda cáustica é um produto muito forte e que pode danificar seu vaso e também os encanamentos da casa.

Lembre-se de que esse é um químico muito perigoso e corrosivo, por isso você deve usar luvas e óculos para se proteger do contato direto.

Encha um balde com água e despeje 2 colheres de sopa de soda cáustica e também 2 colheres de sopa de sal. Depois disso, despeje todo o conteúdo no vaso e tente novamente dar descarga.

Algumas pessoas observam resultados parecidos despejando uma garrafa inteira de Coca-Cola no vaso, com a vantagem de não precisar de tanto cuidado durante o manuseio do refrigerante.

Nada disso ajudou para desentupir a privada?

Se mesmo tentando essas técnicas caseiras você ainda não conseguiu desentupir o vaso sanitário, é melhor não insistir mais, já que pode danificar o sistema hidráulico.

Nesse caso, é uma boa hora para chamar uma empresa ou profissional do ramo para lhe ajudar.

*Informações Triider


+ Casa e Decoração