Setor bancário brasileiro fechou 889 agências este ano; demissões chegam a 43 mil

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 28 de outubro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A entrada dos bancos tradicionais no ramo dos serviços digitais por aplicativo deve acelerar o fechamento de agências pelo país

O setor bancário brasileiro fechou 889 agências de  janeiro e agosto de 2021, de acordo com os últimos dados disponíveis.

Um raio-x mais atual desse cenário poderá ser conhecido a partir desta última semana de outubro, quando começa a temporada de balanços dos bancos – o Santander é o primeiro a revelar seus números do terceiro trimestre.

Iniciado em 2016, o processo de desmobilização das estruturas físicas das instituições financeiras é reflexo da migração de diversos serviços financeiros para os meios digitais.

Segundo o portal 6 Minutos, Bradesco e Banco do Brasil são responsáveis por 78% desta redução de agências, ao passo que a Caixa Econômica Federal manteve as 3.372 dependências que dispunha desde o fim do ano passado e o Itaú inaugurou 14 novos pontos.

Brasil tem quase 18 mil agências

Atualmente, existem 17.795 pontos físicos de atendimento. Os principais bancos de varejo têm disputado o mercado de bancos digitais, que cresceram principalmente entre os jovens por oferecerem serviços livres de taxas ou com custos mais baixos.

No começo do mês, o Bradesco adquiriu por R$ 625 milhões os 49,99% do banco digital Digio que ainda pertenciam ao Banco do Brasil e se tornou o único controlador da empresa.

Segundo o analista de instituições financeiras da Austing Luis Santacreu, a entrada dos bancos tradicionais no ramo dos serviços digitais por aplicativo, a exemplo do Next, do Bradesco, e do Iti, do Itaú, devem acelerar o fechamento de agências.

No acumulado de 12 meses, houve 43 mil demissões de bancários, destaca o relatório do Dieese.

“Apesar de a redução dos empregos nos bancos ser uma tendência, também há oportunidades principalmente para profissionais de tecnologia. Hoje temos um CEO à frente da XP que era da área de TI. Isso seria inimaginável anos atrás”, afirma o relatório do Dieese.


+ Economia