Setembro Amarelo: Saiba o que é e quais os sintomas do burnout

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de setembro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão no trabalho; especialista explica o diagnóstico e tratamento

burnout

O Brasil é o segundo país do mundo com mais casos de burnout no mundo – foto Freepik

 

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Trata-se de um distúrbio emocional e psíquico provocado por condições desgastantes no ambiente de trabalho.

A principal causa da condição é o excesso na rotina profissional que leva à exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.

Segundo dados do International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de burnout.

Em números concretos, a doença atinge 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, de acordo com pesquisa da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

Sintomas do burnout

O risco do diagnóstico tardio é que a Síndrome de Burnout pode desencadear doenças mais sérias, como a ansiedade e depressão.

De acordo com a psicóloga Larissa Fonseca, os sintomas da condição envolvem dores físicas, problemas emocionais ou psicológicos.

A profissional explica que o burnout é dividido em três estágios. O primeiro envolve sintomas iniciais de estresse, como irritabilidade, baixa produtividade, falta de ar, taquicardia e insônia.

“No segundo estágio, o quadro do estresse se intensifica e instaura-se o início de um transtorno ansioso”, comenta.

Segundo a médica, o cortisol elevado em decorrência do estresse mantém a mente e o corpo frequentemente sob alerta e provoca os seguintes sintomas:

– Ansiedade;
– Baixa imunidade;
– Dores de estômago;
– Dificuldade em se cuidar;
– Sensação de estar constante pressão;
– Problemas intestinais.

O terceiro e último estágio do burnout está relacionado à tristeza e depressão. “Nessa fase, é possível abandono de trabalho, mudança de carreira e pode ocorrer a ‘queima’ mental. Entro na minha cozinha e não sei onde guardo meus copos, por exemplo. A mente para momentaneamente de funcionar”, conta.

Diagnóstico

Para diagnosticar a Síndrome de Burnout, o médico realiza uma avaliação clínica acerca dos sintomas físicos, psicológicos e do ambiente profissional do paciente.

“Geralmente há uma avaliação de sintomas de exaustão, ambiente profissional, isolamento, sensação da redução de capacidade profissional e possíveis transtornos mentais”, explica Fonseca.

Tratamento

O tratamento inclui acompanhamento psicológico e, em alguns casos, uso de antidepressivos. A duração do tratamento é relativa, com a possibilidade de durar anos, e, em alguns casos, o colaborador precisa se afastar completamente do trabalho.

“O tratamento envolve a autopercepção dos próprios limites, melhora da autoestima e os ajustes comportamentais que devem ser realizados. Algumas vezes, mudança de área, clientes e até carreira”, aponta Larissa.

Além disso, também é necessário incluir atividade física regular, práticas de relaxamento, hábitos alimentares mais saudáveis e hobbies, como a leitura, artes plásticas ou fotografia e, principalmente, momentos de lazer.

*Informações Alto Astral


+ Saúde