Empregados do Atacadão e Sam’s Clube das lojas de Franca já usam câmeras corporais

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 11:00
  • Modificado em 27 de fevereiro de 2024 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As duas marcas do Grupo Carrefour mantém lojas em Franca. Tanto o Atacadão como o Sam’s Clube atendem a clientes de Franca e região

O Grupo Carrefour é o primeiro do setor supermercadista a implementar o uso de bodycams (câmeras corporais) nas lojas de Franca.

Segundo a empresa, que detém as marcas Atacadão e Sam’s Club, a iniciativa das câmeras já está em todas as 13 lojas no Ceará. Mas outras unidades do grupo também já implantaram as câmeras no trabalho dos funcionários.

Após estar no centro de episódios de racismo que ganharam repercussão nacional, a varejista investiu, nacionalmente, R$ 16 milhões em 4 mil equipamentos, que são utilizados por fiscais de prevenção internos e seguranças externos das lojas que possuem essas funções.

Transparência

Segundo a companhia, a iniciativa tem o objetivo de dar mais transparência para as interações entre colaboradores e clientes, “pois com elas é possível acompanhar a aderência dos funcionários aos protocolos de atuação, sempre com respeito e priorizando a boa relação com todos”.

“O Grupo tem avançado de forma significativa para que as interações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação. A implementação das bodycams faz parte dessa jornada, de um intenso processo de mudança de cultura que se dá em três frentes principais e que se complementam: Treinamento, Política de Consequência e Transparência”, diz o diretor de Transformação do Grupo Carrefour Brasil, Marcelo Tardin, reforça a importância desta iniciativa dentro de uma estratégia mais ampla e completa

Os funcionários passam por treinamento para o uso das câmeras e sobre o comportamento esperado nas lojas.

Segundo o portal do Diário do Nordeste, um dos temas é o letramento racial, aplicado para mais de 140 mil pessoas, com conceitos importantes sobre a história do povo negro no Brasil e a pauta antirracista.

As duas marcas do Grupo Carrefour mantém lojas funcionando em Franca. Tanto o Atacadão como o Sam’s Clube atendem a clientes de Franca e cidades da região.

Em contato com o Jornal da Franca, a assessoria de imprensa do grupo Carrefour informou que a iniciativa foi implantada também nas lojas de Franca, cujos funcionários já usam as câmeras nos uniformes de trabalho.


+ Cotidiano