Senac Franca promove 4ª Semana de Leitura entre os dias 22 e 27 de abril

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de abril de 2019 às 22:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tema da programação é Mulheres na Literatura – evento contará com diversas atrações e troca de livros

O Senac Franca participa da quarta edição da Semana Senac de
Leitura,
que acontece entre os dias 22 e 27 de abril.

O tema que norteia toda a programação é Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas. A temática surgiu a partir dos dados da pesquisa A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, organizada pelo Grupo de
Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília
(UNB). Segundo o levantamento, 70% da produção literária brasileira é escrita por homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

O estudo analisou publicações de três grandes editoras brasileiras nos períodos de 1965 a 1979, de 1990 a 2004 e de 2005 a 2014 e constatou que há pouca representatividade sobre a condição feminina tanto na autoria dessas obras quanto nas narrativas produzidas.

Diante deste contexto histórico e considerando que os livros são retratados a partir da realidade de quem os escreve, este evento visa evidenciar as produções literárias de mulheres.

A iniciativa será realizada em todas as unidades do Senac São Paulo, que realizarão vivências importantes para a vida social e profissional dos participantes. Entre as ações previstas estão: atividades relacionadas a textos de autoras, oficinas de escrita, rodas de conversa, palestras, trocas de livros, entre outras.

Incentivo à leitura

A Semana Senac de Leitura tem como objetivo estimular a leitura, diante do baixo índice de leitores no país, e abordar a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos e autônomos.
Para conferir a programação em Franca, basta acessar o link: https://www.sp.senac.br/senac-eventos/senac-franca…
.


+ Literatura