Sem chuvas, Franca corre risco de ficar sem água. Sabesp faz captações emergenciais

  • Robson Leite
  • Publicado em 15 de julho de 2021 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para evitar um possível racionamento, estruturas de captação foram instaladas no Rio Canoas, que abastece 80% de Franca, e no Córrego dos Macacos

Captação do Rio Canoas em época de normalidade. Hoje, a vazão está apenas pela metade

Diante de um risco de falta d’água, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) montou duas captações emergenciais em rios de Franca para garantir o abastecimento da população e evitar um possível racionamento.

O Rio Canoas, que abastece 80% das casas da cidade, está 50% mais baixo em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em dois meses e meio, 55 milímetros de chuva foram registrados em Franca. A última precipitação foi há 30 dias. O mês de maio foi o mais seco dos últimos oito anos.

Segundo o gerente distrital da Sabesp, Alex Veronez, as estruturas já estão montadas e foram testadas, mas ainda não estão em funcionamento. Elas podem ser colocadas em operação assim que necessário.

Uma fica no próprio Rio Canoas, num ponto abaixo da captação existente, onde foi instalado o sistema que bombeia a água para a captação atual, reforçando a vazão da água que segue para Franca.

A outra captação emergencial fica no Córrego dos Macacos, no Jardim Luíza. Era uma antiga captação da cidade.

Outro manancial da cidade, o Córrego Pouso Alegre está com vazão 60% abaixo da registrada em 2020, situação também considerada preocupante pela Sabesp, que não descarta uma piora na crise hídrica na cidade.

Rio Canoas está com vazão 50% menor do que em relação ao ano passado. ( Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV)

+ Meio Ambiente