Saúde bucal: saiba o que a periodontite tem a ver com casos graves de Covid-19

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 23 de fevereiro de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo recente associou a periodontite a casos graves de covid-19

Saúde bucal influencia diretamente em todo o organismoSaúde bucal influencia diretamente em todo o organismo

 

Preservar a saúde bucal faz bem para o corpo todo. Essa máxima ganhou mais força agora que um estudo conduzido no Catar associou a doença periodontal (ou periodontite) a casos graves de Covid-19.

Os pesquisadores basicamente avaliaram radiografias da boca de 568 pacientes que sofreram com o coronavírus.

A partir daí, eles observaram que pessoas com a forma mais grave de periodontite tinham um risco três vezes maior de serem entubados, internados na UTI ou morrerem por causa do Sars-CoV-2.

Publicado no Journal of Clinical Periodontology, o artigo foi desenvolvido por instituições do Catar, da Espanha e do Canadá.

Segundo o professor titular da disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Giuseppe Romito, esse trabalho reforça uma hipótese já discutida desde o início da pandemia.

“A periodontite gera uma inflamação sistêmica, que vai além da boca”, diz. “Ela está associada a doenças cardíacas e respiratórias, diabetes e obesidade. E esses problemas são frequentemente ligados aos casos mais sérios de Covid-19”, arremata.

Ou seja, é plausível que a periodontite agrave um processo inflamatório decorrente da infecção.

Ou ela serviria de sinal para a presença de enfermidades que também aumentam o risco de o coronavírus provocar mais estragos.

Mas atenção: Romito ressalta que a doença gengival não causa a Covid-19. E acrescenta: “Manter uma escovação regular e correta, usar o fio dental adequadamente e visitar o dentista são as únicas formas de controlar a periodontite”.

E para quem está receoso de ir a uma clínica odontológica diante da pandemia, o especialista traz uma mensagem tranquilizadora.

“O ambiente de um consultório odontológico é seguro. Além dos equipamentos de proteção individual, todos os profissionais sérios seguem as normas de biossegurança estabelecidas pelos órgãos de saúde”, assegura.

O que é a periodontite?

A falta de higiene bucal favorece a proliferação de bactérias na gengiva, disparando uma resposta do próprio corpo, que gera inflamação. Essa é a gengivite.

Quando nada é feito, os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula.

“A doença periodontal é crônica e causa sangramento da gengiva, com a destruição do aparato de suporte dos dentes. Se não for tratada, pode ocasionar a perda do dente”, explica Romito.

“Um dos sinais precoces da doença periodontal é o sangramento gengival, que pode acontecer durante a escovação, ao usar fio dental ou mesmo ao ingerir um alimento. Gengiva saudável não sangra”, conclui.

*Informações Veja Saúde


+ Saúde