Santa Casa de Franca recebe visita de coordenadora da Secretaria de Estado da Saúde

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 14 de março de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A coordenadora mostrou-se impressionada com o porte do hospital, elogiando a excelência nos processos empregados pela Santa Casa

Bárbara Ribeiro (DRS-VIII Franca), Rute Morais (Humanização), Adriana Dias (Secretaria de Estado da Saúde), Ana Carolina Botto Paulino (Gerente Assistencial), Luciene Ramos (Enfa. Coord. Materno Infantil) e Lilian de Menezes (Enfa. Superv. Maternidade).

A equipe da área Materno Infantil da Santa Casa de Franca, recebeu a visita de Adriana Dias (Coordenadora do Grupo de Enfrentamento à Morte Materna, Infantil e Fetal da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo). A visita aconteceu na quinta-feira (10 de março).

Na ocasião, os médicos Eduardo Migani Teixeira (diretor técnico da Santa Casa) e Jonas de Lara Fracallozi (Coordenador Maternidade), juntamente com a gerente assistencial, Ana Carolina Botto Paulino, e demais membros da equipe da Materno Infantil, realizaram uma apresentação no anfiteatro da instituição.

Eles mostraram mostraram os procedimentos realizados pelas equipes, dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ainda discutiram pontos fortes e possíveis aspectos a serem melhorados no atendimento.

Também apresentaram indicadores de produção e promoveram uma produtiva troca de experiências. Concluída a apresentação, houve um momento para o café da manhã e em seguida iniciaram a visita de avaliação nas dependências da área Materno Infantil.

A coordenadora Adriana Dias, mostrou-se impressionada com o porte do hospital, elogiando a qualidade e a excelência nos processos empregados pela Santa Casa. Ela ainda promoveu uma discussão sobre as práticas adotadas para que a mortalidade materna por causa direta diminua consideravelmente.

A coordenadora da Secretaria de Saúde mostrou-se impressionada com o porte do hospital

Com todo o cuidado e foco na qualidade e excelência no atendimento Materno-Infantil, desde o ano de 2019 a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Franca vem se aprimorando e realizando ações de melhorias constantes como capacitações, cursos de urgências e emergências obstétricas e atualizações dos protocolos seguindo as recomendações das sociedades médicas mais respeitadas.

Foi então que o Diretor Técnico Dr. Eduardo Migani Teixeira, representando todos os envolvidos neste
processo, anunciou que no ano de 2021 não houve nenhuma morte materna de causa direta, reforçando o efeito positivo de todas essas ações tomadas com envolvimento total das equipes.

Esta avaliação realizada durante a visita permite a manutenção do título de “Hospital Amigo da Criança e da Mãe” – concedido aos hospitais com maternidades que priorizam o parto humanizado, bem como incentivam a amamentação através do apoio às mães e conscientização dos familiares no envolvimento com o processo.

Os presentes ao evento deste dia foram: Dr. Eduardo Teixeira Migani (Diretor Técnico), Dr. Jonas de Lara Fracallozi (Coordenador Maternidade), Ana Carolina Botto Paulino (Gerente Assistencial), Luciene Bertanha Ramos (Enfermeira Coordenadora Materno Infantil), Adriana Dias (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo), Bárbara Andrea Ribeiro (Articuladora de Humanização DRS VIII Franca / Núcleo Técnico de Humanização / SES/SP), Rute Cristina Morais Silva (Supervisora do Centro Integrado de Humanização), Lilian Correa de Menezes (Enfermeira Supervisora da Maternidade), Jacqueline Frutuozo (Supervisora da Equipe Multidisciplinar), Ana Paula Santos Souza (Psicóloga) e Jéssica da Silva Pisso (Assistente Administrativo de Regulação e Planejamento).


+ Saúde