Santa Casa de Franca fará 1.500 exames de alta complexidade no Corujão da Saúde

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de outubro de 2021 às 17:30
  • Modificado em 13 de outubro de 2021 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa, que vai deste mês de outubro a dezembro, tem o objetivo de agilizar a fila de exames em oncologia que foram adiados por causa da pandemia

 

Sala de Comando da Ressonância Magnética, no Hospital do Coração de Franca (Grupo Santa Casa).

O Grupo Santa Casa de Franca (Hospital Geral, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) irá participar das Fases 7 e 8 do Programa Corujão da Saúde, já a partir de outubro e até dezembro de 2021.

O anúncio foi feito pela diretoria administrativa, depois de edital de convocação emitido pela Diretoria Técnica do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde).

O programa consiste em estender o atendimento após às 19h e ao longo da noite e da madrugada para atendimento de pacientes que dependem do sistema público de saúde (SUS), agendando e realizando exames que foram adiados em função da pandemia, que obrigou vários hospitais a voltarem suas atenções e recursos para o tratamento de pacientes com covid-19.

Planejamento

Agora, nesse atual momento, com uma diminuição de casos de covid-19, está sendo possível o planejamento para uma retomada e atualização da agenda.

Assim, a instituição irá realizar aproximadamente 1.500 exames. Vale destacar que o Grupo Santa Casa de Franca é o único que possui uma estrutura integrada de hospitais com disponibilidade de uma ressonância e duas tomografias, tendo condições de oferecer serviços de alto nível e com uma logística adequada ao volume dos usuários do SUS.

Profissional realizando o exame de tomografia computadorizada em paciente, no Hospital do Coração.

A estimativa do governo de São Paulo é de que haja uma demanda de mais de 237 mil exames no estado.

Em uma segunda fase do plano, de acordo com o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn, o Corujão também irá atender cirurgias eletivas postergadas pela prioridade ao atendimento de pacientes da Covid-19.

Nas últimas semanas, o estado de São Paulo registrou ocupação inferior a 40% nas unidades de terapia intensiva e enfermarias. Além disso, com a ampliação de leitos da rede pública por causa da pandemia, o sistema terá maior capacidade de atendimento de pacientes.

O Grupo Santa Casa de Franca aguarda as orientações da Diretoria do DRS-VIII para dar início ao agendamento e programação dos exames – que serão agendados pela CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

Novos comunicados

Assim que isso for definido, serão emitidos novos comunicados à população e serão feitos contatos com os usuários do SUS que estão aguardando pela realização destes exames.

Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa, comenta: “Após esse longo período em que tivemos de focar todos nossos esforços para salvar vidas de pacientes com COVID durante os momentos mais críticos da pandemia, agora podemos retomar a realização dos exames que estavam suspensos”.

Segundo ele, isso vai agilizar o andamento da fila para a população de Franca e região que já estava tão necessitada desses procedimentos. “Contem conosco, pois nossas equipes estão totalmente empenhadas em fazer o melhor por nossa comunidade”, conclui o presidente.

Vice-governador

No último dia 5/10, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, visitou o Grupo Santa Casa de Franca, ocasião em que conheceu o Hospital Geral.

Além de outros anúncios, ele fez o lançamento do Plano Diretor da instituição para a construção do futuro hospital de 400 leitos, que irá atender Franca e 21 municípios da região do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde).


+ Saúde