Santa Casa de Franca celebra 124 anos de fundação com excelência em saúde pública

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 12 de junho de 2021 às 08:00
  • Modificado em 12 de junho de 2021 às 12:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fundada em 1897, instituição é um Grupo Hospitalar de referência para 22 municípios e mais de 750 mil pessoas, sempre em busca de excelência e evolução

Nesta próxima quarta-feira, dia 16 de junho, a Santa Casa de Franca completa 124 anos de fundação e trabalho pela saúde

A comunidade francana está em festa e a Santa Casa de Misericórdia também. Na próxima quarta-feira, 16 de junho, o conjunto hospitalar completa 124 anos de sua fundação e de serviços filantrópicos em saúde, atendendo a cidade e mais 21 municípios da região (uma população de mais de 750 mil pessoas).

Poucas entidades ou empresas ultrapassam cem anos de existência.

Um número menor ainda alcança o centenário com a vitalidade, o desempenho e a energia com que a Santa Casa de Franca chegou aos seus 124 anos de serviços prestados à saúde da população da cidade de Franca e região.

Consolidação

Nos últimos tempos, o Grupo Hospitalar consolidou-se hospital estruturante de referência em atendimentos de média e alta complexidade, possuindo mais duas unidades – Hospitais do Câncer e do Coração – que compõem o Grupo Santa Casa de Franca.

Hoje o grupo é credenciado como OSS (Organização Social de Saúde), responsável pela administração dos AMEs de Franca, Campinas, Casa Branca e Taquaritinga.

Além disso, possui o selo “Santas Casas SUStentáveis” concedido pela CMB (Confederação das Misericórdias do Brasil), estando entre as 50 maiores Santas Casas do país.

Título de qualidade

Conta ainda com importantes títulos como: Hospital Amigo da Criança, Hospital de Ensino, Banco de Leite com 4 certificações de excelência, Título Ouro em Qualidade Hospitalar (pela CPFL/Cealag), 2º Melhor Hospital do Estado e 9ª Melhor Maternidade.

Tudo isso é resultado do total comprometimento e sincronismo da diretoria administrativa, diretorias médicas e técnicas, corpo clínico, equipe gerencial e colaboradores.

O presidente Tony Graciano diz que “a Santa Casa de Franca é, desde sua fundação, direcionada ao acolhimento das pessoas mais necessitadas”.

Estrutura

Historicamente, a Santa Casa consolidou-se como um patrimônio mantido pela própria sociedade. É por isso que todos os esforços administrativos estão sempre focados em ampliar e melhorar as estruturas tecnológica e humana, proporcionando um atendimento digno e humanizado à população.

Recentemente ampliou e melhorou o Laboratório de Análises Clínicas ‘Santa Casa Mais’. A entidade conta sempre com a parceria dos parlamentares e órgãos públicos, das esferas públicas Federal, Estadual e Municipal e, também da iniciativa privada e da própria comunidade, que contribui constantemente com doações.

O Laboratório Santa Casa Mais coloca o grupo como um dos mais avançados do país em medicina

Com seus 124 anos de história, a instituição permanece atuante e em constante evolução.

Entre muitas ações, as mais recentes merecem destaque: a implantação do novo Laboratório ‘Santa Casa Mais’– a maior estrutura laboratorial de análises clínicas da região – já em funcionamento.

Trata-se de um inovador conceito em equipamento de saúde com qualidade e eficiência, que chegou para ficar e continuar com novos lançamentos e inovações em um mercado que evolui rapidamente com aplicação da tecnologia a serviço da vida.

100% digital

Alinhado ao mais novo conceito de Hospital 100% Digital, o Laboratório ‘Santa Casa Mais’ é equipado com avançadas tecnologias, que facilitam o acesso dos usuários aos resultados de exames.

Seu sistema permite baixar arquivos em seus dispositivos eletrônicos para acesso a qualquer momento – além de gerar laudos de exames em formato digital, com alta precisão e resultados extremamente pontuais, proporcionando muito mais informações aos médicos para que estes possam chegar a diagnósticos precisos.

Além disso, existe a segurança digital, proporcionada por um armazenamento de dados em servidores, o que permite ao usuário acessar sempre que necessitar.

Tecnologia de ponta

Dispondo de um vasto parque tecnológico, o Laboratório ‘Santa Casa Mais’ oferece uma ampla gama de exames clínicos laboratoriais – além de serviços de diagnósticos por imagem como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética revitalizada.

Tudo isso oferece exames ainda mais precisos, rápidos e com emissão de laudos diferenciados, feitos por médicos especialistas e subespecialistas).

Além do Raio X Digital, que já oferece um serviço diferenciado, o Grupo Santa Casa anuncia que outros melhoramentos serão inaugurados em breve.

Além de proporcionar economia de dinheiro, a nova lavanderia hospitalar oferece mais segurança aos pacientes

Outra expressiva realização foi a inauguração da Lavanderia Hospitalar, que possui equipamentos com tecnologia de ponta, totalmente computadorizados, com sistemas de segurança e maquinários com controles de dosagem de produtos automatizados.

Isso gera economia, uso racional de recursos como água e produtos específicos, além de colaborar para baixa produção de resíduos para o meio ambiente.

E sua grande importância para a estrutura hospitalar é garantir a segurança do paciente e dos colaboradores contra disseminação de infecções hospitalares, mantendo todos os enxovais utilizados em perfeita assepsia.

A diretoria do grupo Santa Casa busca diariamente oferecer rapidez, segurança e qualidade aos pacientes e seus familiares

A instituição vem atuando ainda, desde o início de 2020, no combate à pandemia, quando criou um grande Centro COVID, com leitos de UTI e de Enfermaria, tornando-se rapidamente uma referência pela qualidade de seu corpo clínico e equipes multiprofissionais.

Tanto que foi escolhido para participar do Programa de TeleUTI da Divisão de Pneumologia e UTI Respiratória do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP),  que visa promover a disseminação on-line do conhecimento, no intuito de auxiliar profissionais de saúde de todo o Brasil no enfrentamento à COVID-19.

Maquete 3D do novo Plano Diretor, que prevê a construção de uma unidade de 400 leitos na área do Hospital do Coração

E o Grupo Santa Casa de Franca, com 124 anos, ainda permanece em constante evolução – e já projeta um Plano Diretor para os próximos 15 anos.

O objetivo é a construção de um grande complexo de unidades hospitalares integradas, onde atualmente já se encontram os Hospitais do Coração e do Câncer, reunindo a Santa Casa a estas instalações em um só local.

Com a nova estrutura, o Grupo Santa Casa terá capacidade para 400 leitos, facilitando ainda mais a vida dos pacientes atendidos e otimizando a logística de uso dos equipamentos e transportes da instituição – proporcionando mais conforto, eficiência, praticidade e qualidade de atendimento ao público.


+ Saúde