Saiba quando a Estação Espacial passa sobre os céus de Franca e como encontrá-la

  • Nene Sanches
  • Publicado em 22 de junho de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A NASA desenvolveu o site Spot the Station para que seja fácil e rápido descobrir o paradeiro da ISS nos céus de qualquer cidade.

Diariamente, a Estação Espacial Internacional (ISS) se move ao redor do nosso planeta a mais de 27 mil quilômetros por hora.

São 15,54 órbitas por dia — ou seja, os astronautas que ali estão assistem o Sol nascer e se pôr 15 vezes em apenas 24 horas.

E, enquanto eles têm uma visão privilegiada da Terra vista do espaço, nós também podemos avistar a passagem da ISS no céu a partir da superfície.

Quando observada a olho nu, a ISS se parece com um ponto brilhante se movendo bem rápido no céu, de modo que as aparições não duram mais do que alguns minutos.

Céu limpo

Se quiser ver a ISS passando por entre as estrelas, você precisa descobrir exatamente quando ela passará no céu de Franca e, claro, fazer a observação em uma noite com céu limpo.

Mas descobrir isso é fácil: a NASA mantém um site de acesso gratuito que mostra onde a ISS está no momento, bem como quando ela estará na região que você pesquisar.

Nesta matéria, você aprende como descobrir quando a ISS passa pela sua cidade, e como encontrá-la no céu noturno!

Spot the Station 

A NASA desenvolveu o site Spot the Station para que seja fácil e rápido descobrir o paradeiro da ISS.

Logo na página inicial, já é possível ver um mapa com um campo de busca.

Preencha ali o nome da cidade desejada ou, se sua localização não aparecer, opte por algum local próximo que esteja indicado com uma marcação em azul.

Em seguida, clique em “View sighting opportunities”.

Na tela seguinte, você verá uma tabela com uma lista mostrando as próximas datas e horários em que a ISS passará pela cidade pesquisada.

Passagem

A tabela também informa outros detalhes relevantes: a coluna “Visible” mostra o período máximo pelo qual a estação poderá ser observada, enquanto a “Max Height” mostra a altura máxima da passagem ISS em relação ao horizonte.

Para se orientar, utilize as informações de “Appears”, que indicam a primeira localização da ISS em relação ao horizonte e às direções da bússola — exemplo: “11º above S” significa que a ISS vai passar num ângulo de 11 graus acima do horizonte no sentido sul.

Já a coluna “Disappears” mostra a localização onde a ISS sairá do campo de visão.

Para ficar por dentro das próximas oportunidades de observação na sua cidade, você ainda pode clicar no botão azul onde está escrito “Sign Up for Alerts Now!”.

Um formulário se abrirá na mesma página para que você escolha se quer receber os alertas por e-mail ou por SMS.


+ Astronomia