Saiba qual vitamina popular é associada ao aumento de doenças cardíacas

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 20 de março de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nova pesquisa mostra que altos níveis de niacina, uma vitamina B essencial, têm sido associados a um maior risco de doenças cardíacas

Niacina, conhecida como vitamina B3, está associada ao aumento de risco de doenças cardíacas – foto Arquivo

 

Até na hora de manter uma alimentação saudável é preciso tomar cuidado. Tudo em excesso pode fazer mal — como é o caso da niacina, uma vitamina B essencial, também conhecida como vitamina B3, recentemente associada ao aumento do risco de doenças cardíacas.

Nova pesquisa publicada na Nature Medicine mostra que altos níveis dessa vitamina podem ser prejudiciais à saúde.

Uma forte associação entre níveis elevados da vitamina e o risco de desenvolver ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outro evento cardíaco perigoso foi constatada no ensaio.

O estudo também revelou que o excesso de niacina pode afetar diretamente a saúde cardiovascular, desencadeando inflamação vascular, o que pode causar espessamento das paredes dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo sanguíneo e gerando danos em tecidos e órgãos.

De acordo com os pesquisadores, as pessoas devem tomar suplementos de niacina apenas em caso de necessidade médica.

Niacina na alimentação

A vitamina B essencial é encontrada em alimentos como carnes, aves, pães e cereais fortificados e bananas.

O objetivo do estudo é estimular a conversa sobre a niacina ser eliminada de certos alimentos fortificados, como farinha e cereais.

“A principal conclusão não é que devemos cortar toda a ingestão de niacina – essa não é uma abordagem realista ou saudável.

A niacina é uma vitamina essencial para a nossa saúde, mas uma quantidade excessiva parece ser uma preocupação”, disse Stanley Hazen.

*Informações Metrópoles


+ Saúde