Saiba quais são os 5 alimentos para dar um up na imunidade durante o inverno!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de junho de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Clima frio e seco afeta o sistema imunológico, que pode sofrer principalmente com gripes e resfriados. Mas alguns alimentos nos ajudam a evitar as doenças!

O clima mais frio e seco acaba afetando o sistema imunológico, o que causa gripes e resfriados

 

O inverno, definitivamente, começou. Dias menores, noites maiores e um clima frio e seco vão dominar nossos dias nos próximos meses.

Tudo isso ataca o nosso sistema imunológico, que pode sofrer principalmente com gripes e resfriados.

No entanto, alguns alimentos nos ajudam a evitar as doenças, como explica Cyntia Maureen, nutricionista.

“O frio é conhecido por diminuir a imunidade e, com isso, nosso organismo fica mais propenso aos vírus”.

“Associar uma boa alimentação com outras práticas como exercícios físicos, consumo adequado de água e uma boa rotina de sono podem ser a resposta para aqueles que querem evitar os famosos sintomas – corizas, dores no corpo e fadiga – que as doenças do inverno trazem”.

“E não é nenhum bicho de sete cabeças: com uma simples ida ao supermercado conseguimos encontrar todos esses alimentos”, conta.

1- Laranja: A laranja e outras frutas cítricas como tangerina, kiwi e limão, são ricas em vitamina C.

“O nutriente é conhecido por atuar diretamente nas nossas células de defesa e combater os causadores de doenças, fortalecendo o sistema imunológico“, comenta Cyntia.

A profissional continua: “a laranja ainda contribui no retardo do envelhecimento e prevenção da anemia, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos e geleias. Para os dias mais frios, seu consumo diário é mais do que indicado”.

2- Aveia: Uma das queridinhas do café da manhã, a aveia é rica em fibras responsáveis por otimizarem o sistema imunológico, além de dar mais energia e melhorar o humor.

“Começar o dia com esse cereal é a pedida certa para o inverno. Para deixá-lo ainda mais gostoso e nutritivo, é válido preparar os famosos bowls de frutas para uma refeição completa logo ao acordar”, acrescenta a nutricionista.

A aveia ainda é rica em zinco, cobre, ferro, cálcio e magnésio.

3- Mel com Própolis: O mel, além de ser uma ótima opção de adoçante para aqueles que estão evitando o açúcar, ainda traz benefícios como características antimicrobianas e atuação nas vias respiratórias.

Junto do própolis, ele conta com soluções antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, sendo ideal para os dias mais frios.

Cyntia explica: “o melhor do mel com própolis está em sua praticidade: vendido em pequenas embalagens, eles podem ser facilmente transportados para a rua, escola e trabalho. Uma ótima opção para aqueles que desejam optar por remédios naturais no inverno”.

4- Castanha-do-Pará: A oleaginosa é rica em selênio, antioxidante que combate os efeitos danosos dos radicais livres.

Já para o fortalecimento do sistema imunológico, seus nutrientes como vitamina E, cálcio e magnésio, fazem o trabalho.

“Além disso, a castanha-do-pará ainda é uma excelente fonte de energia e favorece a saúde do coração. Sua dose diária recomendada é entre uma e duas unidades, ou seja, um pequeno pacote chega a durar uma semana em ambientes arejados. Com todos os benefícios que a oleaginosa proporciona – junto do fato de ser rica em gorduras boas -, vale a pena o investimento”, aconselha a profissional.

5- Sopas quentes: “Essa é um clássico na casa das avós”, brinca Cyntia.

Ela explica que os alimentos quentes, como as sopas ao final do dia, são perfeitos para aqueles que estão com sintomas de gripe e/ou resfriado já que aumentam o fluxo de secreções nasais, ajudando a aliviar os sintomas das doenças típicas do inverno.

“Abóbora com gengibre, feijão e o famoso caldo verde são ótimas opções de receitas para aqueles que estão se sentindo indispostos. Uma dica é caprichar no alho na hora do preparo pois o tempero, além de saboroso, é rico em vitamina A e C que vão favorecer o funcionamento do sistema imunológico“, finaliza.

*Informações SportLife


+ Nutrição