Saiba como tirar mofo de cortina blecaute, de tecido ou de banheiro corretamente

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 8 de novembro de 2020 às 05:58
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 07:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Com umidade, a cortina (seja da sala, quarto, cozinha ou banheiro) pode acabar ficando mofada com o tempo

Na presença de umidade, a cortina (seja da sala, quarto, cozinha ou banheiro) pode acabar ficando mofada com o tempo. 

Por isso, é muito importante que você crie uma rotina de limpeza, usando os produtos certos para remover possíveis fungos e outras sujeiras. 

Vale destacar, no entanto, que é necessário ter atenção com o material da cortina em questão – a de banheiro, por exemplo, costuma ser plastificada e deve ser limpa com com itens específicos. 

Para te ajudar nessa missão, nós preparamos um tutorial ensinando como tirar mofo de cortina blecaute, de tecido ou de box da forma correta. Dá uma conferida!

Comece passando um aspirador de pó na cortina​

Caso a cortina seja de tecido ou blackout, a primeira dica é passar um aspirador de pó em todo o material para remover poeiras e outras sujeiras que ficam impregnadas. 

O ideal, inclusive, é realizar essa tarefa sempre que estiver fazendo faxina na casa – assim, você evita que a cortina fique com ácaros e mofada com o tempo.

Cortina blecaute

Responsável por deixar o quarto bem escurinho na hora de dormir, a cortina blecaute é geralmente feita de PVC ou poliéster e deve ser limpa, preferencialmente, com um pano úmido, sabão e detergente. 

Para tirar o mofo, no entanto, o ideal é recorrer à uma solução mágica específica:

1. Comece misturando 250 ml de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (lembrando que a mistura irá borbulhar bastante);

2. Aplique a solução diretamente no local do mofo (pode ser com a ajuda de um borrifador) e, então, use uma escova de cerdas duras para esfregar bem a mancha. Jogue um pouco de água e repita o processo, se julgar necessário! 

Depois, deixe o local secar naturalmente para garantir que o mofo foi completamente removido;

3. Para finalizar, use uma esponja molhada com um pouco de detergente neutro ou sabão de coco e esfregue toda a cortina. Em seguida, passe um pano úmido e, então, estenda a cortina no varal para que ela seque completamente.

Obs.: Algumas pessoas usam a mistura de sumo de limão com sal para tirar mofo da cortina blecaute e também costuma dar supercerto. 

Neste caso, também é necessário esfregar o ponto mofado com uma escova e depois limpar normalmente.

Cortina de tecido​

Muito usada para barrar a luminosidade e enfeitar salas, cozinhas ou quartos, a cortina de tecido tem uma pegada bem maleável e, para que fique sempre limpa, o ideal é que seja lavada uma vez a cada 15 dias. 

Para tirar manchas de mofo, em específico, o ideal é deixar o tecido de molho com a solução desinfetante de vinagre com bicarbonato:

1. Em um balde ou bacia, faça a mistura de 250 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato e 250 ml de água. 

Agite um pouco com a mão e, então, mergulhe a parte mofada da cortina nessa solução (garantindo que a mancha fique toda submersa). Espere de 20 a 30 minutos;

2. Depois de deixar a solução agir, use uma escova para esfregar pontualmente e, então, é só lavar a cortina normalmente. 

Para isso, lembre-se de conferir as informações presentes na etiqueta e, assim, garantir que ela pode ser lavada na máquina de lavar. 

Caso seja possível, recorra à lavadora e use o ciclo de lavagem suave com sabão líquido ou um lava roupas. Por fim, basta estender a cortina e deixá-la secar completamente.

Obs.: Caso você faça a lavagem à mão, tenha atenção para enxaguar bem o tecido e, assim, tirar completamente o sabão. 

Caso fiquem resquícios de produto, a cortina pode acabar ganhando novas manchas de mofo com o passar do tempo.

Cortina de banheiro

Por ser plastificada, a cortina de banheiro, muitas vezes, acaba sendo até mais fácil de limpar do que as demais. 

No entanto, por ficar em contato direto com a umidade, ela tem a tendência de mofar com mais frequência – por isso, o ideal é ficar atento para realizar a limpeza sempre que necessário!

1. Para tirar mofo de cortina de banheiro com facilidade, o ideal é recorrer à água sanitária. 

Para isso, prepare uma solução em proporções iguais de água com o produto, espirre no local mofado com um borrifador, esfregue com uma escova de cerdas duras e deixe o produto atuar por uns 15 minutos;

2. Outra ótima alternativa é recorrer ao bicarbonato de sódio (que é alcalino, altamente desinfetante e serve bem para cortinas de plástico). 

Neste caso, coloque 1 colher de sopa cheia de bicarbonato em um recipiente e vá acrescentando água aos pouquinhos até formar uma pasta. 

Aplique a mistura no local mofado e deixe atuar por 30 minutos. Depois, esfregue com uma escova de cerdas duras;

3. Quando o mofo já estiver removido, use uma esponja molhada com detergente neutro para esfregar toda a cortina, enxágue e, então, deixe-a secar normalmente. Bem simples, né?

*informações Casa Prática Qualitá


+ Cotidiano