Saiba como os mantras podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora se pareça com orações ou canções religiosas, os mantras possuem alguns benefícios únicos que o distinguem de outros ritos religiosos.

Recitar mantras traz benefícios para o corpo e para a alma – foto Freepik

 

Pode ser que você pense que o mantra é como rezar ou cantar canções religiosas. Embora ele possa parecer semelhante a essas práticas, os mantras possuem alguns benefícios únicos que o distinguem de outros ritos religiosos.

Em sua essência, o mantra é um som, uma sílaba, uma palavra ou um grupo de palavras definidas em uma ordem específica.

Esses sons produzem vibrações ou reverberações. O mantra é baseado no antigo sânscrito, e a maioria dos mantras tem milhares de anos, criados por antigos sábios que conheciam o poder das palavras, dos sons e das vibrações.

Eles criaram mantras como uma forma de vibração transcendental para atuar em aspectos específicos do bem-estar humano.

À medida que a sociedade se tornou moderna, estabelecemos diferentes perspectivas sobre a importância do mantra.

Confira agora os principais benefícios do mantra!

Os mantras nos afetam fisiologicamente

Embora o mantra possa ter origens místicas e religiosas, os benefícios e efeitos fisiológicos não são de natureza mágica.

Muitos efeitos fisiológicos foram documentados cientificamente. Quando você recita um mantra, você cai em uma espécie de transe repetitivo.

Isso por si só ajuda a regular sua respiração, aprofundando-a e treinando-a em um ritmo consistente.

A respiração regulada ajuda a acalmar a mente e o sistema nervoso. Alguns estudos até mostraram que recitar o mantra pode ajudar a baixar a pressão arterial, aumentando o bem-estar e a saúde geral.

Muitos mantras também foram projetados para afetar chakras específicos, ou pontos de energia, em todo o corpo.

As vibrações de determinados sons e mantras podem ajudar a ativar ou equilibrar os diferentes chakras, alinhando-os e ajudando a melhorar o fluxo de energia por todo o corpo.

Mantras conseguem mudar nossa vibração

Tudo no universo é feito de energia vibratória. O som é simplesmente um conjunto de ondas vibratórias que entram em nosso canal auditivo e vibram em nossos tímpanos, e nosso cérebro, então, absorve-os.

Quando diferentes vibrações se aproximam umas das outras, elas geralmente se sincronizam.

Quando você recita um mantra, as antigas vibrações sonoras cuidadosamente projetadas pelos sábios impactam sua frequência vibracional.

Alguns mantras sânscritos pretendiam ter efeitos precisos em diferentes partes do corpo e nos níveis de energia. Alguns melhoram o bem-estar geral do corpo.

Por exemplo, diz-se que o mantra repetido de Om Namah Shivaaya acalma o estresse que pode ser sentido no corpo e aumenta nosso senso de concentração.

Afeta nosso bem-estar mental

Assim como o mantra afeta o corpo, ele tem um efeito poderoso também na mente, pois os dois estão profundamente interligados.

A mente segue a matéria, assim, conforme você cria diferentes frequências vibratórias em seu corpo, você também afeta sua mente.

Da mesma forma, certas técnicas de respiração afetam positivamente o nosso bem-estar físico, manifestando-se também como bem-estar na mente. Assim acontece com o mantra.

Como no exemplo anterior, se você recitar o mantra “Om Namah Shivaaya”, provavelmente experimentará uma sensação calmante no corpo: sua respiração ficará mais regulada e qualquer tensão física poderá se dissipar.

Juntamente com essa experiência física ocorrerá também uma experiência mental. Seu temperamento se acalmará e você poderá se sentir mais conectado com seu eu interior profundo, experimentando uma sensação de calma em vez de agitação.

Ajuda a aprender a meditar

A meditação pode ser algo muito desafiador. As tentativas de aquietar a mente muitas vezes acabam com as pessoas iniciantes desse prática se sentindo frustradas por sua incapacidade de dominar a meditação rapidamente.

Porém, recitar um mantra é uma maneira incrível para os iniciantes alcançarem um estado mental meditativo, pois fornece ao nosso cérebro algo para nos concentrarmos, permitindo que nosso barulho mental se acalme.

Qualquer um pode recitar um mantra e, com o tempo, essa prática aumenta nossa concentração e capacidade de permanecer focado.

A partir do momento que a gente alcança esse estado de foco, a meditação silenciosa tradicional costuma ficar bem mais fácil.

O mantra em si é uma forma de meditação; é uma ferramenta que nos ajuda a esvaziar nossa mente e a nos conectar mais profundamente com nós mesmos e com a mente superior, encontrando uma sensação de quietude na repetição.

Recitar um mantra é uma ótima introdução à meditação se você já se sentiu frustrado por sua incapacidade de manter os pensamentos sob controle durante a prática silenciosa.

*Informações João Bidu


+ Bem-estar