Sabesp Franca comemora Dia Mundial da Água com tradicional Cavalgada pelo Rio

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 24 de março de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento chega à vigésima edição e será realizado no dia 25 de março, com travessia a cavalo pelo rio e plantio simbólico de uma árvore

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemora em 22 de março, a Sabesp de Franca realizará a tradicional Cavalgada das Águas do Rio Canoas.

O evento chega neste ano à vigésima edição com expectativa de reunir bom público para percorrer e apreciar as paisagens às margens do principal manancial que abastece a cidade.

Além do passeio a cavalo, que inclui uma travessia com os animais dentro do rio, haverá o plantio simbólico de uma árvore e encerramento com um almoço de confraternização e música ao vivo, no Pesque Pague Bicho da Mata, na Estrada do Paiolzinho, de onde sairá a cavalgada, a partir das 9h do dia 25 de março, sábado.

Paisagem

A Cavalgada é realizada pela Sabesp e Associação Educacional e Ecológica Amigos do Rio Canoas, juntamente com apoio da AESABESP (Associação dos Engenheiros da Sabesp), Associação Sabesp, Abes, Proágua Ambiental e Comitê das Bacias Hidrográficas.

“Os cavaleiros farão um percurso por paisagens muito bonitas e passaremos pelo Rio Canoas, que é uma oportunidade de fazermos um reconhecimento e nos conectarmos com o principal manancial da cidade”, disse Alex Veronez, gerente distrital da Sabesp Franca.

O evento é aberto para a população e as inscrições podem ser feitas através do telefone (16) 3712-2059.

Outras ações

Em Franca, as comemorações do Dia Mundial da Água seguem até o fim de março. Neste mês, todos os visitantes da ETA – Estação de Tratamento de Água, na sede da Sabesp, receberão brindes, como lápis e papel semente e gibis educativos.

Na Creche-Escola Verde Água, administrada pela ONG Amigos do Rio Canoas, as crianças prepararam uma apresentação para os colaboradores da Sabesp na quarta-feira, dia 22, e ganharam brindes – lápis semente e gibis educativos – pelo Dia Mundial da Água.

A Sabesp também firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Franca, através da Secretaria de Educação, e todas as escolas municipais de Educação Básica e Infantil compartilharão com os alunos informações sobre disponibilidade hídrica no planeta, uso consciente da água e como é o processo de tratamento da água. A ação envolverá mais de 16,4 mil crianças.

‘Água é vida’

Neste ano, a Sabesp desenvolveu a ação “Água é vida. Vida é o que nos move” para celebrar e reconhecer a importância do saneamento e a atuação da Companhia para preservar todas as formas de vida.

A Sabesp trabalha continuamente para proteger os mananciais que abastecem a população, buscando tecnologias inovadoras e sustentáveis para aprimorar a prestação dos serviços e atendimento, cuidando desse bem primordial à vida, que é a água.

A Companhia lembra dados importantes sobre a disponibilidade hídrica no Planeta, que tem 71% da superfície formada por água, mas apenas 3% é doce e está presente nas geleiras (69%), em águas subterrâneas (30%) e rios e lagos (1%).

Preservar é fundamental, então, atente-se às dicas para economizar e usar a água de forma consciente:

No banho

Cinco minutos é o tempo suficiente para um banho. Mantenha o registro fechado ao se ensaboar, a economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento).

Na escovação de dentes

Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, a economia é de 11,5 litros (casa) e 79 litros (apartamento). Mantendo-a fechada ao fazer a barba, a economia é de 9 litros (casa) e 79 litros (apartamento).

No uso do banheiro

Não aperte a descarga mais tempo que o necessário, pois cada acionamento de 6 segundos gasta-se de 10 a 14 litros de água. Conserte vazamentos e mantenha a válvula sempre regulada. Além de desperdiçar água potável, aumenta o
valor de sua conta.

Na cozinha

Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça, a economia é de 97 litros (casa) e 223 litros (apartamento). Faça o mesmo quando desfolhar verduras e hortaliças, descascar frutas e legumes, cortar aves, carnes, peixes etc. Utilize a máquina de lavar louças somente quando estiver na capacidade total.

Na lavanderia

Ao lavar roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa, pois a cada 15 minutos aberta, o gasto de água é de 270 litros (o dobro de um ciclo completo de lavagem em uma máquina com capacidade de 5 kg).

Presença

Atualmente, a Sabesp está presente em 375 municípios do Estado de São Paulo e é responsável pelo abastecimento com água de qualidade para 28,2 milhões de pessoas.

Além de incentivar a economia, a Companhia também possui outras iniciativas que ajudam a preservar nossa água doce, como o Programa de Redução de Perdas, o intenso trabalho de realizar ligações de esgoto e enviar esse esgoto para tratamento, devolvendo aos rios uma água de melhor qualidade, despoluição de córregos, bem como iniciativas de preservação ambiental em todo Estado.

SERVIÇO

20ª Cavalgada das Águas do Rio Canoas

Data: 25.03.2023

Horário: A partir das 9h

Local: Pesque Pague Bicho da Mata – Estrada do Paiolzinho – Franca


+ Meio Ambiente