Sabesp completa 46 anos em Franca e comemora avanços e inovações em saneamento

  • Nene Sanches
  • Publicado em 1 de março de 2023 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estação de Tratamento de Esgoto também faz aniversário e se destaca pela produção pioneira de combustível proveniente do esgoto

A Sabesp de Franca tem comemoração dupla no mês de março, quando completa 46 anos de serviços de saneamento básico prestados na cidade e 25 anos da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Franca.

Para o município são dois marcos de investimentos e conquistas que contribuíram para universalização do saneamento e para transformar a vida da população, estimada hoje em mais de 370 mil habitantes pelo IBGE/2022.

Franca é um dos 375 municípios atendidos pela Sabesp no Estado de São Paulo. A Companhia assumiu os serviços de água e esgoto na cidade no dia 1° de março de 1977, quando o abastecimento não atingia 70% dos imóveis; metade da população não tinha esgoto coletado e não existia tratamento dos efluentes.

Com planejamento, investimentos contínuos e uma gestão eficiente, esse cenário se transformou e Franca é referência em saneamento básico, se mantendo entre as líderes nos rankings que avaliam o serviço.

300%

Com atendimento integral em todos os índices, Franca é uma cidade 300%. Tem 100% de abastecimento de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento.

“A Sabesp teve – e tem – um papel importante para a universalização do saneamento em Franca e por torná-la uma referência mundial na prestação de serviços de maneira inovadora e sustentável, contribuindo permanentemente com a qualidade de vida e busca incansável para tornar o meio ambiente cada vez melhor para as gerações de hoje e do futuro”, afirma Gilson Santos de Mendonça, superintendente da Sabesp de Franca.

A cidade sedia uma das Superintendências da Sabesp, na Unidade de Negócio Pardo e Grande, que opera os serviços de água e esgoto em 31 municípios da região.

Segurança hídrica

A cidade é abastecida pelo Rio Canoas e Pouso Alegre e conta com um novo sistema produtor de água, o Sapucaí-Mirim, que recebeu mais de R$ 300 milhões em investimentos e foi inaugurado em junho de 2022.

Com essa nova estação de tratamento, que inicialmente está operando com 30% da capacidade total, o volume de água tratada por segundo era de 1.000 litros e aumentou para 1.800.

“O novo sistema produtor praticamente dobra a capacidade de produção de água e garante maior tranquilidade e segurança hídrica para toda a população”, disse Gilson Mendonça, ao destacar que Franca contabiliza atualmente mais de 142,5 mil ligações de água. 

ETE Franca

No dia 2 de março de 1998 foi inaugurada a ETE Franca, um marco de inovação para o saneamento francano. A unidade é uma das nove estações de tratamento de esgoto no município, sendo a maior delas e responsável por receber aproximadamente 84% do volume coletado na cidade.

Atualmente, a ETE trata em média 550 litros por segundo, mas sua capacidade de operação é maior, chega a 750 litros por segundo. Com eficiência de remoção de carga orgânica da ordem de 97%, produz diariamente cerca de 80 toneladas de lodo e 3.000 metros cúbicos de biogás por dia.

Desde o início de operação até 2011, praticamente todo lodo na estação produzido foi destinado às áreas agrícolas da região, principalmente com aplicação em lavouras de café, tendo sido atendidas mais de cem propriedades.

A ETE Franca foi a primeira estação de tratamento de esgoto do Brasil a ser certificada pelo Ministério da Agricultura como produtora de fertilizantes,  o chamado “Sabesfértil”. 

Biogás

O projeto mais recente que tem dado destaque nacional e internacional à Sabesp em Franca é a transformação do gás proveniente do tratamento de esgoto em combustível veicular, fruto de uma parceria com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha, e um trabalho pioneiro na América Latina.

A Sabesp abastece 40 veículos com o gás gerado no tratamento de esgoto, o biometano. São cerca de 15 abastecimentos diários e a produção de biogás é equivalente a 1.800 litros de gasolina por dia. O projeto tem destaque nacional em inovação com diversas reportagens e visitas acadêmicas e da comunidade.

“Poucas cidades brasileiras do porte de Franca tinham à época de sua inauguração um sistema de tratamento completo como o da ETE Franca, com elevado índice de coleta de esgoto, e com disposição agrícola de lodo”, disse Luciano Reami, gerente do Setor de Tratamento de Esgoto da Sabesp Franca.


+ Meio Ambiente