Sabesp: 80% das obstruções na rede de esgoto são por descarte irregular de lixo

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 3 de setembro de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste ano foram 1,4 mil desobstruções de rede em Franca e região, com encontro de preservativos, fraldas descartáveis e peças íntimas

A Sabesp realiza um trabalho contínuo de limpeza preventiva na rede coletora de esgoto para evitar obstruções e extravasamentos nas ruas e residências.

Contudo, apesar desse cuidado da Companhia, em Franca e cidades da região é comum as equipes encontrarem nas tubulações materiais que não deveriam estar lá como: preservativos, absorventes, embalagens plásticas, pedaços de pano, estopas, fraldas descartáveis e até peças íntimas, como calcinhas e sutiãs.

Estima-se que esse descarte irregular seja responsável por cerca de 80% dos casos de entupimento, que causa transtornos à população.

Nesta semana, em Franca, a equipe da Sabesp encontrou até um cachorro morto obstruindo a rede de esgoto no Jardim Paulistano. As equipes da Sabesp acreditam que ele foi lançado em um PV (poço de visita), que fica nas ruas e dá acesso à tubulação.

Transtornos

O lançamento de materiais em vasos sanitários e ralos ocasiona sérios transtornos aos próprios moradores, como extravasamentos, mau cheiro, aparição de pragas urbanas e até prejuízos à saúde humana.

A Sabesp alerta que é muito simples contribuir e assim evitar problemas. A regra mais importante é sempre se lembrar que lugar de lixo é no lixo.

O papel higiênico não deve ser jogado no vaso sanitário. Grandes quantidades do papel podem gerar blocos que obstruem a rede de esgoto; o mesmo acontece com outros objetos que não se dissolvem na água.

Outro grande vilão é óleo de cozinha. Este nunca deve ser descartado nos ralos, pois ocasiona obstrução das redes, uma vez que gera placas de gordura semelhantes ao concreto nas tubulações.

1.482 desobstruções

Até julho deste ano, na região de Franca, que inclui as cidades de Altair, Buritizal, Colômbia, Guariba, Icém, Igarapava, Itirapuã, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e Terra Roxa, a Sabesp executou 1.482 desobstruções em redes de esgoto, sendo 940 somente no município de Franca.

A Companhia estima que 80% dos entupimentos das tubulações ocorreram pelo descarte irregular de objetos; as demais ocorrências são por desgastes naturais da infraestrutura – tubulações – ou por obras em vias públicas.

Após retirar os materiais das redes, a Sabesp dá a destinação correta a eles e encaminha para os aterros sanitários das cidades.

Nunca descarte em vasos sanitários e ralos:

Absorventes
Bitucas de cigarro
Embalagens
Fio dental
Fraldas descartáveis

Óleo de cozinha
Papel higiênico
Preservativos
Sacolas plásticas

A Sabesp executa a desobstrução das redes de esgoto com equipes treinadas e equipamentos de alta pressão.

O serviço pode ser solicitado através da Agência Virtual (www.sabesp.com.br) e pelo Disque Sabesp 0800-055 0195.


+ Meio Ambiente