Sabe como conservar pó de café depois de aberto? Veja aqui como fazê-lo durar mais!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de junho de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Contato com a umidade, com o ar ou com outros aromas do ambiente são alguns dos fatores que modificam a qualidade do pó de café depois de aberto

Para sentir sempre aquele gostinho especial do café, é preciso saber como armazená-lo corretamente

 

Tomar uma xícara de café pela manhã é uma das melhores maneiras de começar o dia e encarar a correria que vem pela frente!

Seja o clássico café na cafeteira ou um delicioso cappuccino preparado no liquidificador, o que realmente importa é sentir aquele gostinho especial – e único – e espalhar o aroma de café pela casa logo de manhã.

Mas para que você deguste esse ingrediente por inteiro, é muito importante saber como preservá-lo da forma correta.

Por isso, veja algumas dicas de como conservar o pó de café depois de aberto evitando que ele estrague rapidamente. Dá uma olhada!

Aposte nas embalagens herméticas (ou sacos zip lock)

O contato com a umidade, com o ar ou com outros aromas do ambiente são alguns dos fatores que modificam a qualidade do pó de café depois de aberto.

Para manter as propriedades naturais do café, uma boa dica é investir nas embalagens com fechos herméticos, como os sacos zip lock (ou sacos de zíper). Elas devem mantê-lo longe de qualquer interferência externa.

Mantenha o pó de café longe de produtos ou alimentos com o cheiro forte

Além de manter o pó de café em recipientes bem vedados, evite guardá-lo próximo a temperos com odores fortes – como alho, cebola, pimenta e algumas hortaliças – ou a qualquer tipo de produto de limpeza.

O melhor mesmo é reservar uma gaveta do armário de cozinha só para ele – ou, pelo menos, um espacinho na prateleira com produtos similares.

Lembre-se de armazenar o pó de café em um local fresco

Assim como o ar e a umidade, o calor também é capaz de transformar as características naturais do café – sobretudo quando se trata do sabor e do aroma.

Por isso, escolha um local fresco da cozinha ou da sua despensa e guarde o pó de café com tranquilidade. Se o lugar for distante da incidência de luz do sol, melhor ainda!

Troque o coador de pano de três em três meses ou opte pelo filtro de papel

O tipo de coador também influencia no sabor original do pó de café.

Por isso, para utilizar corretamente o coador de café de pano é essencial que você limpe o material com uma certa frequência e troque-o pelo menos de três em três meses.

Isso evita a proliferação de bactérias e permite que o pó de café mais atual não se misture com o antigo (caso você tenha trocado o pó durante o processo).

Mas, se o que você busca é praticidade – e uma bebida mais pura e leve – a dica é sempre optar pelo filtro de papel.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia