Rodada de Negócios Internacionais do setor calçadista teve início nesta terça (02)

  • Robson Leite
  • Publicado em 2 de abril de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Importadores de 9 países e 30 indústrias do segmento se reuniram, em Franca, visando a incrementar a exportação de produtos

O presidente da Acif fala na abertura do evento (Foto: Wilker Maia/Acif)

A Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a Prefeitura Municipal e o Sebrae-SP iniciaram, na manhã desta terça-feira, a 3ª edição da FBR (Franca Business Round).

Trata-se se uma rodada de negócios internacionais que, neste ano, trouxe a Franca 31 importadores de nove países, a fim de que se reúnam com 30 empresas calçadistas locais, visando a exportação do produto. Serão dois dias de negociação e um terceiro focado na visitação dos estrangeiros ao parque industrial de Franca.

“A ideia é que eles conheçam não só a qualidade do produto fabricado em Franca, mas todo o potencial produtivo da cidade”, conta o presidente da Acif, Fernando Rached Jorge.

“A expectativa é de que a FBR 2024 promova 600 aproximações comerciais e fomente a pauta exportadora local, movimentando nossa economia e gerando emprego e renda a Franca”, diz.

Atualmente, o setor emprega mais de 14 mil trabalhadores formais, conforme dados levantados pelo Instituto de Economia da Acif.

Evolução

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, esteve presente na abertura do evento e afirmou perceber a evolução dos resultados apresentados por cada edição da FBR.

“Os resultados são espetaculares. Pudemos perceber que o número de importadores aumentou e, assim, vamos mostrando nossa cidade para o mundo inteiro e dizendo que temos responsabilidade social, qualidade de produto, competitividade e garantia de entrega. É um trabalho importantíssimo, feito para melhorar as oportunidades de exportação e entrada de dólar na cidade”, afirma. “Acreditamos que, no próximo ano, a FBR será ainda maior”.

Sebrae

Para a gerente regional do Sebrae-SP em Franca, Iroá Arantes, o evento se consolida em um cenário econômico mais favorável ao encontrado na 1ª edição da Rodada.

“Nós olhamos o mercado e vemos que a FBR surgiu em um momento ímpar na economia: pós pandemia, os setores se reorganizando. Agora, o que nós vemos é que a retomada do mercado internacional se faz muito mais presente. Neste momento, vemos as fronteiras se abrindo e a necessidade de ganharmos mercado e de voltarmos a ser a região que mais exporta calçados no mundo. Já fomos essa referência e podemos voltar a ser”, afirma.

Com o funciona a FBR 

Idealizada pelo DNI-Acif (Departamento de Negócios Internacionais da ACIF), a FBR prevê reuniões individuais entre importadores e fábricas calçadistas locais, cujos perfis de interesse coincidem, levando-se em consideração quesitos como faixa de preço e público alvo (feminino, masculino ou infantil).

As fábricas locais organizam seus estandes com exposição de produtos e espaço para as negociações, que acontecem com o suporte de tradutores e demais parceiros do evento, como equipes da área de operações financeiras, de suporte para operações logísticas, despachante aduaneiro e trading parceiros.

Para garantir o sigilo das operações, o evento só permite a entrada de pessoas credenciadas.

“A gente acredita muito no potencial que a FBR tem”, afirma o representante da fabricante Scatamacchia, Ângelo César Cheregato.

“No ano passado, participamos do evento pela primeira vez e a nossa expectativa, neste ano, é de bons negócios, de prosperarmos. A tendência é evoluirmos e buscarmos mais parcerias no mercado internacional”, afirma.

Patrocinadores

Neste ano, a FBR conta com a participação de importadores da Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai e Emirados Árabes. Patrocinam o evento a Intercargo, Race Tranportes, Travelex, Tecnogi, Credimogiana, BoxPrint, Morada Inn e Espaço Cedro.

Apoiam institucionalmente a inciativa o Sindifranca, Abicalçados, Francal, Associação Comercial de São Paulo, Ciesp, Facesp, Ibrei, InvestSP e Senai.

Público presente à abertura do evento (Foto: Wilker Maia/Acif)

+ Economia