Robô de universidade americana realiza cirurgia laparoscópica sem ajuda humana

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O paciente foi um porco e o procedimento gastrointestinal foi realizado quatro vezes para ‘demonstrar sua destreza cirúrgica’.

Procedimento foi realizado em porco e repetido quatro vezes com exatidão

A Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, deu um passo adiante na medicina. Um robô projetado por pesquisadores da faculdade realizou uma cirurgia de alta complexidade sem a assistência humana.

O paciente foi um porco e o procedimento gastrointestinal foi realizado quatro vezes para ‘demonstrar sua destreza cirúrgica’. O sucesso foi registrado na Science Robotics, segundo noticiou o portal Jovem Pan.

A chamada ‘anastomose intestinal’ é um procedimento em que o cirurgião reconecta duas extremidades do intestino previamente desconectadas. Requer um nível muito intenso de precisão durante a sutura.

O professor assistente de engenharia mecânica da Universidade, Axel Kreiger, comentou sobre o experimento.

“A anastomose robótica é uma maneira de garantir que as tarefas cirúrgicas que exigem alta precisão e repetibilidade possam ser realizadas com mais exatidão e precisão em todos os pacientes, independentemente da habilidade do cirurgião”, disse Krieger.

“Nós hipotetizamos que isso resultará em uma abordagem cirúrgica democratizada para o atendimento ao paciente com resultados mais previsíveis e consistentes”, declarou.

O portal Gizmodo informou que o artigo científico que descreve os testes foi publicado na revista Science Robotics.


+ Saúde