Rivais do Sesi Franca, Minas e Flamengo vão se enfrentar nesta quarta-feira, no Rio

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 16:00
  • Modificado em 3 de fevereiro de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipes mineira e carioca ocupam, respectivamente, as duas primeiras colocações do NBB-13

Marquinhos Flamengo

O ala pivô Marquinhos, de 2,07m, é um dos principais cestinhas do Flamengo na temporada

Líder e embalado no NBB, o Minas volta as atenções para a estreia na Basketball Champions League das Americas (BCLA), ex-Liga das Américas.

Nesta quarta-feira, enfrenta o Flamengo, às 20h40 (de Brasília), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O jogo, válido pelo Grupo D do torneio continental, reúne o primeiro e o segundo colocados do Novo Basqute Brasil (NBB).

O Minas ganhou vaga na Liga dos Campeões como convidado da Federação Internacional de Basquete, a Fiba. Com a desistência do Peñarol, do Uruguai, por causa do combate ao coronavírus no país, o clube mineiro foi indicado pelo fato de ter encerrado a participação no NBB de 2019/20 em quarto lugar – a competição foi encerrada de forma precoce e sem um campeão devido à pandemia.

O Flamengo se classificou ao garantir a taça da Copa Super 8, frente ao São Paulo. O time paulista eliminou o Minas nas semifinais e também está na Liga dos Campeões. Os mineiros estão no Grup D, que conta com o rubro-negro e o Instituto Córdoba, da Argentina.

A Champions conta com 12 equipes participantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Nicarágua e Panamá. As equipes foram distribuídas em quatro grupos com três times.

Na chave A estão Real Esteli (Nicarágua), Titanes (Colômbia) e Caballos de Cocle (Panamá). O grupo B tem Quimsa (Argentina), que é o atual campeão da Champions League, CD Valdívia (Chile) e São Paulo (Brasil). No grupo C estão San Lorenzo (Argentina), Franca (Brasil) e Obras Basket (Argentina).

O Minas lidera o NBB, com 94,4% de aproveitamento e nada menos que 17 vitórias seguidas. O Flamengo vem logo depois, em segundo, rendimento de 88,9%.

A única derrota dos mineiros na competição nacional foi na estreia, diante do rubro-negro, no Maracanãzinho. Depois, a equipe do técnico Leo Costa embalou e desbancou o time carioca na ponta da classificação.

Para o ala Rafa Moreira, Minas e Flamengo vão apresentar um grande espetáculo, com promessa de equilíbrio.

“O nosso primeiro jogo contra o Flamengo, lá no início do NBB, foi um jogo um pouco diferente de como está o nosso time agora. Tínhamos desfalques e muitos jogadores não tinham chegado ainda. Apenas o Shaq (Shaquille Johnson) estava no time, mas também não pôde jogar. De lá para cá, a nossa equipe evoluiu muito, assim como o Flamengo também cresceu bastante durante esse tempo”, comparou.

“Com certeza vai ser um jogo totalmente diferente do que foi aquele, um jogo mais aberto e a qualidade dos dois times é muito grande. O adversário está empolgado pelo título da Copa Super 8 e nós também estamos motivados pelas 17 vitórias seguidas no NBB. Então, com certeza, os torcedores não podem perder este jogo. Vai ser um duelo emocionante do início ao fim”, comentou Rafa Moreira.

 

GRUPO D

 

Sede: Rio de Janeiro

3/2 – 20h40 – Flamengo x Minas – DAZN

4/2 – 20h40 – Minas x Instituto Córdoba (Arg) – DAZN

 

5/2 – 20h40 – Flamengo x Instituto Córdoba – DAZN

As próximas etapas da fase de grupos serão com novas ‘bolhas’ entre os dias 4 e 9 de março e 24 e 29 de março, com sedes ainda a serem definidas pelas FIBA. Os vencedores de cada um dos grupos se reunirão em um Quadrangular Final (Final Four) entre os dias 8 e 13 de abril.


+ Basquete