Reunião na tarde desta quarta-feira (23) pode definir a greve na Empresa São José

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 23 de junho de 2021 às 11:34
  • Modificado em 23 de junho de 2021 às 11:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresa concessionária divulgou nota oficial dizendo que vai participar de uma reunião na Emdef, com o objetivo de obter uma solução para a questão da greve

A Empresa São José, operadora do transporte coletivo em Franca sob regime de concessão, divulgou uma nota oficial na manhã desta quarta-feira.

Na nota, a empresa informa que participa hoje (23) de uma reunião com a Emdef para tentar, em conjunto, buscar uma solução para a greve movida pelo Sindicato dos Rodoviários.

A empresa São José ainda aguarda o posicionamento da Justiça sobre a ação na qual tenta garantir uma quantidade mínima de ônibus nas ruas.

Na terça-feira (22), a São José recebeu uma notificação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca (Emdef), órgão gerenciador e responsável pelo transporte em Franca.

A empresa reiterou na nota oficial que a decisão de paralisar o serviço partiu do Sindicato dos Rodoviários, entidade que tem conhecimento da situação financeira da operadora, assim como a mesma é de conhecimento da Prefeitura e da Emdef, que tem acesso a todas as informações operacionais, conforme previsto em contrato.

A situação financeira da operadora, que desde a gestão passada já trazia preocupação, se agravou ainda mais com a pandemia.

Com as medidas restritivas tomadas e que trouxeram prejuízos a todos os setores da economia, o transporte foi atingido em cheio, pois o número de passageiros transportados despencou até 80%.

E, no período de 15 dias de lockdown não foi possível obter receita alguma, o que levou a concessionária ao colapso financeiro.

Importante lembrar que o contrato prevê revisão anual dos custos mas, ao longo dos últimos quatro anos, mesmo com os constantes aumentos nos preços do óleo diesel, salários, pneus, peças e acessórios, entre outros, nada foi feito no sentido de buscar o equilíbrio econômico-financeiro.

Hoje, cerca de 45% dos passageiros são transportados de forma gratuita na cidade.


+ Transporte