Respostas do prefeito a vereadores – e população – serão divulgadas pela Prefeitura

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 27 de junho de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo dos vereadores Della Motta e Daniel Bassi é que questionamentos feitos à Prefeitura tenham mais transparência

Objetivo dos vereadores Della Motta e Daniel Bassi é que questionamentos feitos à Prefeitura tenham mais transparência

Os vereadores votarão na terça-feira um projeto de lei que tem por objetivo dar mais transparência aos requerimentos feitos pelos parlamentares ao Poder Executivo.

A iniciativa prevê que a Prefeitura faça a publicação de respostas de Requerimentos aprovados pela Câmara no site oficial do município.

Os requerimentos são a forma oficial dos vereadores solicitarem informações ou cobrarem ações do Poder Executivo, tanto no tocante ao prefeito como às secretarias (administração direta).

A regra também valerá para os editais de audiências públicas realizadas pelo Poder Executivo. As audiências são importantes e trazem a conhecimento público as prestações de contas de como são utilizados os recursos públicos, além de serem obrigatórias em ações que vão impactar a sociedade.

Assim como os requerimentos, as audiências públicas terão os seus editais divulgados no site oficial do Município com antecedência.

Os autores destacam que o projeto em questão visa a promover o princípio da publicidade e seguir na linha da Lei de Acesso à informação.

“A publicação das respostas no órgão oficial de imprensa proporcionará mais transparência, uma vez que estarão acessíveis a todos os interessados”, afirmou Della Motta.

Daniel Bassi reforça a fala do colega vereador. “Além disso, a publicação possibilita o controle social quanto ao cumprimento dos prazos de resposta pelo Executivo”, concluiu.


+ Política