Repleto de rios e represas, Brasil estava importando tilápias do Vietnam

  • Robson Leite
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A tilápia do Vietnã chegou ao Brasil por US$ 4,72/kg, 29,13% menor em comparação com o preço praticado pela indústria nacional

Produtor joga rede para pescar tilápia em tanque de cultivo  (Foto: Wenderson Araujo/Trilux/Sistema Senar-CNA)

A recente importação de tilápia do Vietnã , em dezembro do ano passado, causou desdobramentos dentro da cadeia nacional da aquicultura. Um dos motivos é o fato de o peixe asiático ter desembarcado no Brasil a um preço bastante inferior ao custo de produção local.

O negócio pode sido considerado dumping, prática comercial predatória, caracterizada pela negociação de produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outra economia nacional ou regional, com a finalidade de eliminar a concorrência comercial interna e dominar o mercado.

No caso da tilápia do Vietnã, o valor praticado pelo país exportador foi de US$ 4,72/kg, 29,13% menor em comparação com o preço praticado pela indústria nacional nas suas exportações.

Chegava aqui mais barato

“Como pode chegar um produto no Brasil custando 30% a menos do nosso custo de produção? Repare que o Vietnã importa grãos para produção de ração, então como esse produto consegue chegar no nosso mercado a esse preço? Alguma coisa está errada”, analisou o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Jairo Gund.

Diante da questão comercial, a Abipesca ingressou, no dia 17 de janeiro, com expediente junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), questionando a importação de 25 toneladas de tilápia congelada do Vietnã.

Em carta encaminhada ao ministro Geraldo Alckmin, a entidade solicitou a aplicação de medidas antidumping para proteger a indústria nacional da concorrência desleal do peixe asiático.

Viés proibitivo

Menos mal, o Ministério da Agricultura do Brasil determinou a suspensão imediata das importações de tilápia do Vietnã, enquanto se aguarda uma revisão dos protocolos sanitários atuais, de acordo com um comunicado nesta quinta-feira.

O ministério citou preocupações específicas com relação à “introdução do vírus TiLV”, que poderia prejudicar a indústria nacional.

A decisão foi tomada após reuniões com o Ministério da Pesca e Aquicultura e representantes da indústria.

A proibição das importações de tilápia do Vietnã permanecerá em vigor até que a revisão do protocolo sanitário seja concluída, informou o governo.

Toneladas de tilápias

O Vietnã foi o único país do qual o Brasil importou tilápia em 2023, disse o Ministério da Agricultura à Reuters em um comunicado separado.

O ministério disse que o Brasil importou 25 toneladas de tilápia do país asiático, um comércio que representa 118 mil dólares.

De acordo com os dados mais recentes disponíveis da Associação Brasileira de Piscicultura, a Peixe BR, o Brasil produziu 860.355 toneladas de peixe em 2022, 64% delas de tilápia.

Produção pequena

A Peixe BR diz que a produção de tilápia do Brasil é relativamente pequena comparada a de países como a China, de onde vem cerca de um terço dos suprimentos globais, mas está crescendo.

Em 2022, o fornecimento global de tilápia foi de 6,5 milhões de toneladas, conforme estimado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Segundo notícia do portal Terra, o Brasil exportou 24 milhões de dólares em produtos de peixe em 2022, com a tilápia representando 98% do comércio, de acordo com o site da Peixe BR, que também mostra os EUA como o principal cliente do Brasil.


+ Negócios