Remela nos olhos em excesso pode indicar algo errado. Especialistas explicam tudo

  • Marcia Souza
  • Publicado em 22 de setembro de 2023 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao acordar pela manhã, muitas pessoas percebem um muco branco ou amarelado nos cantos internos dos olhos

Ao acordar pela manhã, muitas pessoas percebem um muco branco ou amarelado nos cantos internos dos olhos.

Popularmente conhecida como ‘remela’, a substância nada mais é do que sobra de lágrima carregada de poeira e gordura que se cristalizou durante o período em que a pessoa permaneceu de olhos fechados.

Mas quando esse muco é produzido em excesso, principalmente quando vem acompanhado de outros sintomas, como vermelhidão nos olhos, é preciso ficar atento.

Alerta

A produção excessiva de secreção pode estar associada a um quadro de conjuntivite ou síndrome do olho seco, entre outras doenças oculares.

Em caso de excesso de remela em função da síndrome do olho seco, muito comum em pessoas que passam horas diante do computador ou qualquer outra tecnologia (celular, videogame, televisão etc.), é importante adotar medidas para aumentar a produção de lágrimas.

Em média, as pessoas piscam entre 14 e 18 vezes por minuto. O piscar promove uma limpeza de toda sujeira e oleosidade depositada na superfície dos olhos e os mantém hidratados.

O problema é que, com a diminuição das piscadas, vêm o ressecamento dos olhos e a irritação desencadeada pelo acúmulo de sujeira.

Sem mão nos olhos

Independentemente da causa, a recomendação é evitar ao máximo colocar a mão nos olhos para retirar remela, até porque eventualmente as mãos podem estar sujas e gerar mais problemas.

A infecção ocular geralmente se apresenta através dos seguintes sintomas: vermelhidão dos olhos, excesso de lágrimas/remelas, dor ou sensação de queimação, além de inflamação ao redor dos olhos.

“Caso seja diagnosticada uma conjuntivite, é importante saber que se trata de uma condição altamente contagiosa e pode ser causada por alergia, bactéria ou vírus”, diz o oftalmologista Renato Neves, do Hospital de Olhos, em São Paulo.

Higiene

O médico alerta ainda que lavar as mãos com maior frequência é muito importante, bem como evitar compartilhar objetos de uso comum, como toalhas de mão/rosto, fronhas e travesseiros.


+ Saúde