Rede pública pode ser obrigada a priorizar pessoas portadoras de albinismo em Franca

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 23 de outubro de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Preferência no atendimento deverá ser específica para consultas com especialistas como dermatologistas e oftalmologistas

Câmara de Franca

Preferência no atendimento deverá ser específica para consultas com especialistas como dermatologistas e oftalmologistas

Está em tramitação na Câmara Municipal de Franca projeto de lei que pretende beneficiar pessoas portadoras de albinismo em Franca.

A matéria é de autoria dos vereadores Donizete da Farmácia, Daniel Bassi, Marcelo Tidy e Luiz Amaral e tem o foco de agilizar os procedimentos médicos específicos para este público.

Se aprovado o projeto, será instituído o direito ao atendimento prioritário às pessoas portadoras de acromatose (albinismo), na marcação de consultas dermatológicas e oftalmológicas em hospitais, postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde.

O que é?

O albinismo é a incapacidade/deficiência de um indivíduo em produzir melanina, que é um filtro solar natural e que dá cor à pele, pelos, cabelos e olhos.

Como uma das principais funções da cor da pele é criar uma barreira contra as radiações solares, o albino não consegue se defender da exposição ao sol e a consequência imediata é a queimadura solar,

“Isso ocorre principalmente na infância, quando o controle é mais difícil. Sem a prevenção, os portadores envelhecem precocemente e podem desenvolver doenças graves, como cânceres da pele agressivos e precoces”, explicam os autores do texto.


+ Política