Reclassificação das Delegacias de Defesa da Mulher deve avançar em dezembro

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 23 de novembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com mais estrutura, viaturas e mais policiais, Delegacias de Defesa da Mulher atenderão melhor as vítimas de violência

A reclassificação das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) deve ter importante avanço ainda este ano.

Segundo informações confirmadas pela deputada estadual Delegada Graciela (PL) em audiência na Delegacia Geral de Polícia (DGP), técnicos da DGP e da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) podem concluir uma proposta para a medida até meados de dezembro.

O pedido de reclassificação das DDMs vem sendo discutido pela deputada Delegada Graciela junto ao Executivo desde o primeiro semestre.

A intenção é que as unidades sejam reconhecidas como de 1ª classe ou, ao menos, sejam promovidas a uma classe superior à atual, o que vai permitir melhor estrutura e mais policiais às delegacias, beneficiando diretamente as vítimas de violência por elas atendidas.

Frente Parlamentar

A deputada Delegada Graciela, coordenadora da Frente Parlamentar em prol das DDMs na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, voltou a tratar do tema com o delegado-geral de Polícia, Doutor Artur José Dian, na terça-feira (14).

Também participaram do encontro o delegado-geral adjunto de Polícia, Doutor Gilson Cezar Pereira da Silveira, a chefe do gabinete do delegado-geral, Doutora Juliana Pereira Ribeiro Godoy Rodrigues, e a coordenadora do Serviço Técnico de Apoio às Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher, Doutora Jamila Jorge Ferrari.

“Temos o compromisso, do secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, de que essa nossa solicitação seria priorizada. Pelo que conversamos com o Doutor (Artur) Dian e com a sua equipe, está mais do que claro que esse compromisso é de todos. Vamos aguardar a finalização da proposta para passar a dialogar também com o Palácio dos Bandeirantes, para que o decreto de reclassificação possa ser publicado o quanto antes”, diz a deputada Delegada Graciela.

Viaturas e equipamentos de informática

Também em dezembro, provavelmente por volta do dia 15, outra novidade para todas DDMs de todo o estado de São Paulo deve ser consolidada. Cada uma delas deve receber uma nova viatura, modelo Duster, caracterizada.

“O delegado-geral voltou a confirmar essa novidade, que já tínhamos informado dias atrás. Desde o início do trabalho da Frente Parlamentar em prol das DDMs, inúmeros colegas policiais nos relatam a necessidade de novas viaturas. A entrega desses veículos ainda em 2023 vai ajudar a minimizar esse cenário”, ressalta a deputada Delegada Graciela.

As boas notícias para melhorar as condições de trabalho das DDMs não param por aí. O delegado-geral adjunto de Polícia, doutor Gilson Cezar Pereira da Silveira, revelou à deputada que as unidades vão receber novos computadores, tablets e outros aparelhos de informática nos primeiros meses de 2024.

“Recentemente, uma escrivã que trabalha no interior nos relatou que, hoje em dia, uma parte da apuração dos inquéritos muitas vezes ocorre por aplicativo de mensagens. Essa é só uma das causas que demonstram como o investimento nesses equipamentos de informática vai contribuir com o trabalho das DDMs”, revela a deputada.


+ Política