Radar da praça de Pedágio, na Cândido Portinari, foi vistoriado e aprovado pelo Ipem

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 15 de abril de 2023 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é verificar se o radar está em conformidade com a velocidade, e se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou verificação metrológica na quinta-feira, 13 de abril, no radar instalado na praça de pedágio da rodovia SP 334, km 374, em Restinga, cidade localizada a 415 km da capital. O instrumento, instalado perto do Posto da Polícia Rodoviária, foi aprovado.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo.

Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Validade de um ano

Como o equipamento foi aprovado, ele recebeu um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

Em 2022, o Ipem-SP verificou 9.774 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Ribeirão Preto.


+ Justiça