Quer turbinar a saúde mental e o sistema imunológico ao mesmo tempo? Aposte no açaí

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 17 de março de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Classificado como um superalimento, o açaí é rico em vitaminas C e E, ômega-9 e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

Açaí traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente

 

De acordo com levantamento realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), são consumidos por ano, no Brasil, mais de 800 toneladas de açaí, onde São Paulo e Rio de Janeiro somam 350 dessa quantidade.

A popularidade da fruta, que extrapola os limites nacionais e já é sucesso em países da Europa e nos Estados Unidos, deve-se não apenas ao sabor, mas também às propriedades funcionais e benéficas ao organismo.

Classificado como um superalimento, o açaí é rico em vitaminas C e E, ômega-9 e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no bom funcionamento do coração e do cérebro.

Por isso, para quem busca manter uma dieta saudável, o açaí é uma ótima opção de refeição rápida, e ainda pode ser turbinado com outros alimentos, como frutas, que também oferecem benefícios à saúde.

1 – Fortalece o sistema imunológico

Contribui para a parte defensiva do organismo.

As vitaminas C e E, o ômega-9 e as anticitocinas, têm ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para o aumento das células de defesa do corpo, essenciais no combate a várias doenças, como a Covid-19, processos inflamatórios e de cicatrização.

2 – Fonte de energia

Além destas muitas vitaminas e minerais, o açaí é rico em carboidratos e proteínas, componentes essenciais para a produção de energia pelo organismo.

Por serem elementos de rápida digestão, não deixam aquela sensação pesada no estômago e garantem uma rápida injeção de ânimo e disposição.

3 – Melhora a saúde do coração

Esses elementos também contribuem para o tratamento e prevenção de algumas doenças cardiovasculares, como o colesterol LDL, ou ruim, e a aterosclerose – acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.

4 – Combate o envelhecimento

A ação dos antioxidantes e da vitamina E, presentes no açaí, ajudam também a prevenir o envelhecimento precoce, pois agem diretamente na defesa das células do corpo contra a ação prejudicial dos radicais livres.

Para os cabelos e pele, por exemplo, a fruta retarda o aparecimento de fios brancos, rugas e marcas de expressão. Já para o sistema neurológico, essa função se faz presente ao prevenir doenças como Alzheimer.

5 – Ajuda a melhorar a saúde mental

Por fim, ainda falando sobre a ação dos componentes do açaí no sistema neurológico, esse alimento é extremamente benéfico para a saúde mental.

Os polifenóis, micronutrientes que são potências à base de plantas, ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, atenuam processos inflamatórios ajudando também a melhorar a memória e a aprendizagem.

*Informações SportLife


+ Nutrição