Quer se exercitar durante a pandemia? Então, fique atento aos cuidados necessários

  • Marcia Souza
  • Publicado em 5 de junho de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cuidados ajudam a evitar lesões e contágio do coronavirus; ideal, porém, é que se evite sair de casa

Cuidados ajudam a evitar lesões e contágio do coronavirus; ideal, porém, é que se evite sair de casa

Em tempos de pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Mais do que isso: uma boa alimentação e a rotina de exercícios deve passar a fazer parte da vida das pessoas.

Com academias fechadas, mesmo em tempo de lockdonw em Franca, muitas pessoas têm feito, geralmente na zona rural, atividades como corridas e caminhadas ao ar livre. Ainda que o ideal, nesta fase, seja se manter em casa e evitar ao máximo sair.

Alguns processos, porém, por segurança em razão dos tempos atuais, devem ser observados. Mas não só em relação à pandemia, mas à condição geral da pessoa.

Por exemplo, quem é ocioso, não deve começar com a corrida. O ideal para os iniciantes é começar com uma caminhada. A sugestão é caminhar por uma hora e, dentro do período, colocar quatro ou cinco corridas de um minuto.

O foco deve ser conseguir manter a frequência dos exercícios propostos. Além disso, três treinos por semana é considerado o ideal, para ir ganhando força aos poucos.

A dor é normal depois de um esforço, mas ela precisa passar nos dois dias seguintes. Se não aliviar, é melhor parar e procurar ajuda profissional de um educador físico.

A escolha do tênis também pode facilitar ou dificultar a corrida, e em tempos de restrições, a corrida precisa de máscara contra o coronavírus. A queixa do desconforto é genuína, mas precisa ser superada.

A melhor máscara é aquela que o corredor consegue se adaptar sem deixar “cair no queixo”. Existem estudos científicos sobre as melhores máscaras para esportistas, mas que os resultados ainda são muito preliminares.

A dica é escolher uma máscara com estrutura mais firme, que evite que o tecido fique indo e voltando com a respiração. Os modelos mais armados, mas com o tecido não tão espesso, podem ser uma solução segura. Importante observar quando o material ficar molhado e trocar.

No mais, é tomar coragem, ânimo e partir para cima. Preservar a saúde é, sempre, uma ótima opção.


+ Esportes