Quem é o jovem que bomba no TikTok com humor único e sem dizer nenhuma palavra?

  • Nene Sanches
  • Publicado em 13 de junho de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Senegalês radicado na Itália faz rir muito com críticas inteligentes a tiktokers em filmes sem falas e passa dos 62 milhões de seguidores

Para ser engraçado não é preciso ser prolixo: Kabane desfruta sucesso com suas ideias e nenhuma palavra

Kabane Khaby Lame, nascido no Senegal, na África, vive com os pais em Chivasso, cidade de 23,5 mil habitantes na província de Turim, região do Piemonte, norte da Itália.

No dia 15 de março de 2000, seis dias depois de completar 21 anos, tomou uma decisão que mudou a sua vida: criar um perfil no TikTok.

A meta do jovem fã de futebol era despretensiosa: arrumar um passatempo enquanto respeitava as restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Refinado

A inteligência, a sensibilidade e o humor refinado do jovem produziram, no entanto, algo bem maior.

Um ano e dois meses depois da primeira postagem, ele acumula 62,1 milhões de seguidores e 826,8 milhões de curtidas na rede social.

Os números do rapaz seguem evoluindo a saltos de centenas de milhares em questão de minutos. Enquanto essa reportagem foi escrita, mais de 200 mil novos admiradores engordaram o seu exército virtual.

Khaby é hoje, com muita folga, o tiktoker mais seguido da Itália – e um dos top ten mundiais. Faz comer poeira um monte de gente graúda, entre elas o ator Will Smith, a cantora Selena Gomez e os garotos da banda de K-pop BTS.

Líder

Mas o que faz esse jovem cair na graça de tanta gente e passar como um meteoro por cima do TikTok?

Exatamente isso: a graça. Em suas postagens, ele ironiza de forma desconcertante e ferina as bobagens, exageros e ridículos vídeos compartilhados por outros integrantes da mesma rede social, lançada na China em 2016.

Na suprema maioria de suas performances, ele não pronuncia sequer uma única palavra do início ao fim.

O método, curiosamente, amplifica o absurdo e por vezes o patético das atitudes e pessoas que ele expõe e critica.

Mãos

Sua expressão facial, entre a reprovação e o tédio, e as mãos espalmadas ao final, como se quisesse dizer “simples, elementar, né?”, dizem tudo.

A gargalhada é inevitável, como ele próprio adianta na frase em italiano em seu perfil: Se volete ridere, siete nel posto giusto (Se você quer rir, está no lugar certo).

O fato de permanecer calado ajuda a fazer com que seus vídeos sejam admirados em todo mundo sem limitações de idioma.

No mais visto de seus filmes, com 243,5 milhões de acessos até sexta-feira (28), ele ironiza um tiktoker que teve a ideia inspirada de descascar uma banana com um cutelo, jogando fora grande parte da fruta junto às cascas.

Veja aqui uma compilações de seus vídeos curtos


+ Artes