Queda de meteoro com quase 10 segundos é vista durante a madrugada em Porto Alegre

  • Nene Sanches
  • Publicado em 31 de maio de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os meteoros também foram vistos em outros locais. Em Goiânia, um observador registrou cerca de 60 meteoros por hora, um por minuto

Apesar de não ter se confirmado como a maior dos últimos anos, como era previsto, a chuva de meteoros Tau-Herculídeas permitiu que a queda de um meteoro com 9,96 segundos fosse visualizada no Rio Grande do Sul.

Conforme o Observatório Espacial Heller & Jung, este foi o fenômeno com maior duração no Estado em 2022, segundo notícia divulgada pelo portal gauchazh.

O registro foi feito por duas câmeras, uma em Porto Alegre e outra em Taquara, na madrugada desta terça-feira (31). De acordo com o professor Carlos Jung, do observatório, o meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 88,3 quilômetros, ao sul do Estado, e se extinguiu sobre o oceano.

A chuva de meteoros também foi vista em outros locais do Brasil. Em Goiânia, um dos observadores registrou cerca de 60 meteoros por hora, ou seja, um por minuto.

A Tau-Herculídeas é ocasionada por detritos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que está se despedaçando. Essa foi a primeira vez que o planeta interceptou a órbita dos detritos gerados pela fragmentação desse cometa, que começou em 1995.

Chuvas desse tipo são o resultado do grande fluxo de detritos que passam próximo da órbita de algum cometa ou asteroide e que entram na atmosfera terrestre.

A chuva foi observada durante a madrugada desta terça-feira (31).


+ Astronomia