Quase 50% dos brasileiros não têm acesso a redes de esgoto, diz Ministério

  • Robson Leite
  • Publicado em 19 de dezembro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Marco Legal do Saneamento Básico estabelece a meta de garantir acesso à coleta e tratamento de esgoto a 90% da população até 2033

Mais de 94 milhões de brasileiros não dispõe de acesso a redes de esgoto, segundo o Ministério do Desenvolvimento

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apresentou os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) relativos a 2020.

Atualizado anualmente, o diagnóstico reúne informações fornecidas pelos municípios sobre a prestação de serviços de água e esgotos; gestão de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo da água das chuvas.

Com base nos indicadores fornecidos por 4.744 das 5.570 prefeituras existentes no país, técnicos do ministério estimam que quase metade da população não tem acesso a redes de esgoto. Isso significa que, de um total de 208,7 milhões de brasileiros, 94,1 milhões não dispõem do serviço.

Marco Legal

Considerando as informações municipais, o percentual de pessoas que contam com rede de esgotos é um pouco maior na população urbana: 63% contra os 55% da população geral (urbana e rural).

Em termos gerais, a Região Sudeste tem a melhor cobertura, com 80,5% da população  atendida por rede de esgoto. Em seguida, vêm as regiões Centro-Oeste (59,5%); Sul (47,4%); Nordeste (30,3%) e Norte (13,1%).

O Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho do ano passado, estabelece a meta nacional de garantir acesso à coleta e tratamento de esgoto a 90% da população brasileira até 2033.

O diagnóstico apresentado hoje aponta mais um desafio: apenas a metade do esgoto coletado (50,8%) é tratada.

(Com informações da Agência Brasil)


+ Saneamento Básico