Quase 40% dos brasileiros estão assustados com os efeitos devastadores da inflação

  • Robson Leite
  • Publicado em 7 de dezembro de 2021 às 15:00
  • Modificado em 7 de dezembro de 2021 às 15:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo traz dados preocupantes sobre relativização de valores democráticos: 26% não veem problemas em decisões acima de leis ou instituições

Antes, preocupação de menos de 30% dos brasileiros, a questão econômica hoje preocupa 38% das pessoas

A inflação passou a ser a preocupação número um dos brasileiros após quase 21 meses de pandemia, de acordo com levantamento inédito do Instituto Sivis e da USP.

A sondagem é a parte final de um estudo global da World Values Survey Association (WVSA) chamado “Valores em Crise”, que tem reunido percepções da população em diferentes países desde o início da pandemia.

37,8% dos entrevistados apontaram o combate à crise econômica como prioridade para o pós-pandemia. Essa preocupação tinha sido citada por 29,1% na primeira rodada do estudo em maio de 2020.

Até agora, a manutenção da ordem política no País era o que vinha sendo apontada como principal desafio na visão dos brasileiros. Passou de 40,1% para 36,4%. A informação foi publicada pelo Estadão.

Valores democráticos

Diante da crise, o estudo traz dados preocupantes sobre relativização de valores democráticos: 26% dizem não ver problema que o governo eventualmente tome decisões que passem por cima de leis ou instituições para resolver problemas.

Apenas 20,9% dos entrevistados discordam totalmente desse tipo de ação autocrática.

“Os dados evidenciam a superficialidade das raízes democráticas para os brasileiros, que diante de situações difíceis flertam muito facilmente com alternativas não-democráticas”, diz Diego Moraes, do Instituto Sivis.


+ Comportamento