Quarto arrumado: 5 dicas para incentivar as crianças a manterem o espaço organizado

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 8 de junho de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na prática, arrumar o quarto pode ser um desafio para os pequenos, mas essa habilidade é essencial para criar um ambiente tranquilo e funcional

Arrumar o quarto pode ser um desafio e tanto para os pequenos – foto Freepik

 

Já reparou como ‘crianças’ e ‘quarto arrumado’ são duas palavras que raramente estão na mesma frase?

Na prática, arrumar o quarto pode ser um desafio para os pequenos, mas essa habilidade é essencial para criar um ambiente tranquilo e funcional.

Além do mais, ela pode ajudar a contribuir com o desenvolvimento de responsabilidade e disciplina.

Por isso, se você precisa de ajuda nesse departamento, veja a seguir cinco dicas práticas e eficazes para incentivar as crianças a manterem o quarto organizado, estimulando-as de forma lúdica a cultivar hábitos de organização que os acompanharão ao longo da vida.

1. Crie um sistema de organização com cestos e caixas para deixar o quarto arrumado

Crianças podem criar uma relação melhor com a tarefa de arrumar o quarto se você definir um sistema simples de organização.

E não precisa ser nada elaborado demais não, viu? Pode ser uma boa alternativa, por exemplo, usar caixas e cestos coloridos com rótulos que indiquem onde cada coisa deve ser guardada naquele espaço – tanto dentro quanto fora dos armários.

Experimente colocar etiquetas para categorizar em qual lugar o pequeno deve guardar brinquedos, livros ou outros objetos. Assim, ele não irá se confundir!

2. Torne o sistema de organização divertido por meio de cores e músicas

Quem disse que arrumar quarto não pode ser divertido? O segredo é criar um ambiente leve e lúdico, principalmente!

Na hora de escolher as caixas de armazenamento e as etiquetas, tente se inspirar em cores, personagens e coisas que o pequeno ou a pequena gostem. O importante é que seja o mais atrativo possível!

Nessa missão, você também pode criar jogos ou desafios para incentivar a criança a manter o quarto arrumado.

Crie desafios como, por exemplo, a brincadeira de cronometrar a arrumação do quarto e estimular que a criança tente diminuir esse tempo nos dias seguintes. Ou colocar uma música divertida incentivando que aquele seja um momento menos tedioso.

3. Defina expectativas claras sobre o combinado de arrumar o quarto

Conversas claras sobre porque manter o quarto arrumado parecem perda de tempo, mas não são, viu? Pode ser muito útil sentar e explicar à criança a importância de arrumar o ambiente e, nesse mesmo papo, estabelecer quais são as suas expectativas em relação à arrumação.

No diálogo, você pode criar uma regra de que o quarto deve ser organizado antes de dormir ou antes de sair para brincar, por exemplo.

Isso, inclusive, pode ser escrito em um quadro onde a criança possa ver e lembrar do combinado. E, claro, certifique-se de elogiar e recompensar a criança quando ela cumprir essas expectativas – isso pode ajudar muito!

4. Envolva a criança nas decisões de organização do quarto

Já que estamos falando do quarto da criança, nada mais justo do que ela estar envolvida no processo e nas decisões da organização, certo?

Experimente pedir a opinião do pequeno sobre como ele gostaria de organizar as coisas e deixe-o tomar decisões sobre a disposição dos cestos, por exemplo. Dessa forma, a criança se sentirá mais responsável pelo espaço e, assim, será mais propensa a manter o quarto arrumado.

5. Estabeleça uma rotina de diferentes limpezas para o quarto

Que tal criar diferentes rotinas de limpeza com os pequenos?

Na prática, você pode definir uma arrumação de quarto diária – com foco em fazer a cama e guardar os brinquedos -, outra semanal – específica para organizar roupas sujas e limpas, por exemplo – e uma mais espaçada – para separar itens como roupas e brinquedos em sacos para doação.

Isso pode ajudar a criar não só uma rotina consistente e o hábito de manter o quarto organizado, mas uma consciência maior com tudo que a criança guarda no quarto. Vale tentar!

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Casa e Decoração