Quaresma: como se beneficiar da energia do período com orações e simpatias

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 25 de fevereiro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esotéricos ensinam a aproveitar as vibrações de renovação e transformação da data cristã para alcançar proteção e até um novo amor

A Quaresma deve ser um período de reflexão e melhorias internas – foto Freepik

 

A Quaresma é o período do ano litúrgico cristão que antecede a Páscoa, com duração de 40 dias.

Ela começa na Quarta-Feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos, celebrado uma semana antes da Páscoa, que marca o início da Semana Santa.

Nas igrejas, a Quaresma é uma época marcada por práticas de penitência, como jejuns e obras de caridade.
Independente da religião que se segue, este é um período que sofre grandes mudanças energéticas, segundo Yara Vieira, consultora esotérica do Astrocentro.

“Nestes 40 dias, somos convidados a mudar de vida, é um tempo de perdão e reconciliação”, diz.

Segundo ela, na Quaresma, as pessoas buscam se tornar seres humanos melhores, repensando atitudes, dedicando-se a ajudar os outros, construindo novos hábitos, purificando-se e fazendo sacrifícios pessoais.

“Muitos pensam que é um tempo de tristeza, mas, não. Na verdade, é a preparação para a grande festa de renovação da vida, a Páscoa”, explica.

Como se preparar para a Quaresma

O início do processo de limpeza, resguardo e proteção da Quaresma pode contar com uma ajudinha extra.

“As simpatias neste período são excelentes opções, pois buscam a fé e a abertura de caminhos. Elas também são capazes de direcionar nossas intenções e desejos, oferecendo um campo vibracional ideal para atrair o que almejamos”, explica a consultora.

Para quem não é adepto às simpatias, as orações também são uma alternativa.

“Com força, fé e devoção, elas exercem um papel fundamental para proteção e a fim de atender pedidos durante a Quaresma. Mas lembre-se de que não adianta só pedir”.

“É preciso também agir e executar a sua própria parte na história. A verdadeira mudança acontece de dentro para fora”, aponta Yara.

Veja abaixo algumas simpatias e orações sugeridas.

Simpatias

1. Para recuperar algo perdido

Aproveite o período energético para tentar recuperar um amor, a saúde ou um objeto qualquer.

Para fazer a simpatia, você deve assistir à missa de Sábado de Aleluia (véspera do domingo de Páscoa) com uma vela branca acesa.

“Quando a missa terminar, apague e leve-a com você. Chegando em casa, acenda novamente a chama e faça o seu pedido”, ensina Yara.

3. Para purificação espiritual

Acender velas brancas em um local tranquilo de casa funciona como um pequeno ritual de purificação, segundo João Sampaio, consultor esotérico do Astrocentro.

“Acredita-se que a chama represente a luz de Cristo que guia através da escuridão. Acompanhe este ato com uma oração pessoal, pedindo por limpeza espiritual e força para superar as tentações”.

“Aqui, não importa tanto o conteúdo da oração, mas a sua intenção neste momento, coloque toda a sua fé neste ritual”, orienta.

Orações

1. Para proteção

Yara sugere recitar a seguinte oração em voz alta, quantas vezes achar necessário durante a Quaresma:

“Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, de abatimento, de domínio, de loquacidade e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade, de humildade, de paciência e de amor. Sim, Senhor e rei, concede ver meus pecados e não julgar meus irmãos porque és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.”

2. Para diminuir a ansiedade

Conforme o esotérico João, dedicar um momento do dia para orar em silêncio, especialmente ao amanhecer ou ao entardecer, pode ser uma prática transformadora.

“Esse silêncio permite ouvir a sua voz interior mais claramente, fortalecendo a conexão espiritual e tranquilizando o seu coração”, destaca.

3. Para a paz

Segundo João, esta oração, atribuída a São Francisco de Assis, é um poderoso lembrete da missão de cada cristão de ser um portador da paz. “Rezá-la diariamente durante a Quaresma pode inspirar atos de amor e compaixão”, diz.

“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz”!

“Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado. E é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém.”

*Informações Casa & Jardim