Quando a natureza repete os efeitos especiais criados para gerar pânico e emoção

  • Nene Sanches
  • Publicado em 27 de setembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veja uma brincadeira feita pelo pessoal da redação do Jornal da Franca, num paralelo da tempestade em Franca e cenas de Independence Day

Tempestade de areia sobre Franca na tarde de domingo (26) Foto: Thaísa Vilas Boas

A tempestade de areia que os moradores de Franca viram na tarde de domingo (26) levou alguns leitores do Jornal da Franca a lembrar um filme original de 1996, que foi um sucesso mundial: Independence Day.

Os relatos eram os mesmos: muitas vezes a vida imita a arte. Em outras ocasiões, é a arte que reproduz  a vida do dia a dia.

Mas e quando a natureza repete os efeitos especiais duramente feitos para criar pânico e gerar emoção?

Só para refrescar a memória dos que viram no cinema ou nos vídeos e mostrar aos que não viram, o filme custou U$ 75 milhões para ser produzido e faturou quase 11 vezes mais: U$ 817 milhões. Foi um sucesso mundial. (Sua sequência não teve o mesmo sucesso)

O filme mostra a raça humana sob a ameaça de seu fim iminente. O que assusta é a provável extinção da vida sobre a Terra encaminhada por uma força alienígena.

O fim da espécie humana é um tema recorrente nos filmes de ficção científica desde que o cinema consolidou-se como arte de entretenimento de massa, lá no começo do século passado.

Independence Day foi um aposta (lucrativa) de Hollywood ao encantar o público pelo cinema catástrofe, com a ameaça vindo do espaço.

E de onde veio a ameaça que pairou sobre Franca no último domingo? Seriam necessários muitos estudos para apontar o passo a passo da tempestade.

Mas seus princípios básicos estão explicados (Veja aqui). E o que aconteceu merece reflexão: não é preciso uma invasão alienígena para acabar com as cidades: a ação ou omissão dos homens pode fazer isso.

Veja uma brincadeira feita pelo pessoa da redação do Jornal da Franca:

 

Aqui, o vídeo de Independence Day com a nave alienígena surgindo dentro da tempestade de poeira.

 

Aqui, o vídeo de uma francana, com uma montagem despretensiosa feita pela redação do Jornal da Franca, mesclando a tempestade real com cenas do filme (sem a nave espacial).


+ zero