Quais são os segredos que você deve guardar a todo custo se quiser ser mais feliz

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 15 de agosto de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na era de superexposição digital, pessoas tendem a compartilhar mais do que deveriam e muitas vezes esquecem o valor da discrição

Se viver em um mundo aberto onde a transparência é valorizada, às vezes se torna difícil discernir o que devemos manter em segredo. Nesta era de superexposição digital, tendemos a compartilhar mais do que deveríamos e muitas vezes esquecemos o valor do mistério e da discrição. Mas você já se perguntou: existem coisas que é melhor guardar apenas para nós? Segundo a sabedoria ancestral, a resposta é um sonoro “sim”.

Leia também: Encontre sua felicidade no ‘lagom’, a filosofia sueca para o bem-estar

Conheça a história de um sábio, conhecido por sua quietude reflexiva e conselhos acertados.

Uma vez, uma pessoa loquaz, movida por uma inquietação interior, aproximou-se do sábio em busca de orientação. Em troca, recebeu um desafio: sete dias de silêncio total e a promessa de sete segredos revelados – um por dia – que, quando postos em prática, trariam uma nova perspectiva sobre a vida.

Sabedoria antiga

01. Mantenha os segredos dos outros:

O primeiro segredo destacou a importância de manter as confidências dos outros. Respeitar a privacidade alheia é um sinal de confiança e uma forma de evitar conflitos desnecessários.

02. Não compartilhe todos os seus planos:

O segundo segredo instava a pessoa a ser cautelosa ao compartilhar seus planos. Nem todo mundo desejaria seu sucesso, e compartilhar abertamente suas intenções poderia atrair obstáculos desnecessários.

03. Evite espalhar suas mágoas:

O terceiro segredo focava na necessidade de manter as mágoas pessoais em sigilo. Compartilhar suas angústias indiscriminadamente pode alimentar o ressentimento e evitar uma resolução eficaz.

04. Pratique atos de bondade em segredo:

O quarto segredo defendia a prática da bondade sem necessidade de reconhecimento. A verdadeira generosidade não espera recompensa, mas é alimentada pela alegria de ajudar.

05. Não fale sobre os erros dos outros:

No quinto dia, a lição era evitar falar dos erros dos outros, optando por compreensão e empatia. Todos nós temos falhas, e focar nos erros alheios pode desviar a atenção de nossas próprias áreas de crescimento.

06. Enfrente seus medos em silêncio:

O sexto segredo aconselhava a enfrentar os medos de forma privada, percebendo que expressá-los sem restrições apenas aumenta o poder deles sobre nós.

07. Evite ostentar suas riquezas:

O sétimo e último segredo alertava contra a ostentação de riquezas materiais. O valor verdadeiro está no caráter e não nos bens materiais.

Segundo o portal Edital Concursos Brasil, através dessas lições, a pessoa loquaz se transformou, encontrando paz no silêncio e sabedoria na reflexão, e desenvolvendo uma resistência silenciosa que a fortaleceu.


+ Comportamento